Estudo diz que locomoção de dinossauros é o verdadeiro motivo pelo qual “dominaram o mundo”

Leandro da Silva Monteiro
Imagem: Wikimedia Commons - CC BY-SA 4.0

Muito antes de Jurassic Park chegar às telas de cinema, os dinossauros já causavam um enorme fascínio nas pessoas. Por isso eles acabaram ficando tão presentes na cultura popular e seguem hoje fomentando muitas pesquisas para se entender como era a vida numa Terra imemorial. Claro que isso causa muitas suposições errôneas a respeito desses grandes répteis que a ciência vem corrigindo conforme o conhecimento avança.

Uma das grandes desmistificações feitas sobre os dinossauros é que eles teriam muito mais a ver com as aves do que com os répteis, como filmes e séries levaram muitas pessoas a acreditar. Mais recentemente um novo artigo propõe uma nova visão dos dinossauros argumentando que a principal força dessas criaturas jurássicas não estava no seu tamanho e sim na sua capacidade de locomoção

Segundo o Museu de História Natural de Londres os dinossauros que conhecemos hoje faziam parte de um grupo maior de répteis chamados de arcossauros. Ele surgiu há pelo menos 251 milhões de anos quando se iniciava o Período Triássico. Já os dinossauros pré-históricos viriam a partir de 140 até 160 milhões de anos atrás e o que as evidências mostram é que eles alcançaram o topo da cadeia alimentar da sua era.

Uma das explicações que se dava para esse fato é que os dinossauros alcançaram essa alta posição hierárquica graças ao seu tamanho. Mamíferos, répteis e até mesmo outros dinossauros não seriam páreo para a força jurássica dos arcossauros. Contudo novas evidências observadas no estudo que pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, publicaram na Royal Society Open Science podem mudar a atual percepção dos dinossauros.

Como a locomoção de dinossauros os colocava no topo da cadeia alimentar

A locomoção de dinossauros foi um dos principais motivos deles dominarem o mundo. O T-Rex foi um deles
Imagem: Wikimedia Commons – CC BY-SA 4.0

O que o artigo que os cientistas produziram indica é que não era exatamente o tamanho que fazia dos dinossauros uma grande força pelo planeta. Isso se deveria na verdade a incrível capacidade de locomoção e a “postura” dessas criaturas pré-históricas. Dentre os bípedes e quadrúpedes dessas espécies, os pesquisadores descobriram que elas podiam se mover com tamanha velocidade e agilidade que os colocavam numa ampla vantagem em relação às outras espécies que competiam por alimento naquele período.

Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores do Reino Unido olharam para a evolução da locomoção de um clado de répteis diapsídeos, grupo de répteis terrestres que possuem duas aberturas na região temporal do crânio, chamado de Archosauromorpha. Esses répteis pré-históricos estariam mais associados aos arcossauros do que aos lepidossauros, grupo que inclui a ordem Squamata que engloba lagartos, serpentes e outros tipos de répteis. Os arcossauros estudados triunfaram na cadeia alimentar durante o Triássico, onde a Terra já havia passado por uma das grandes extinções em massa que ocorreu no Permiano-Triássico devido a mudanças climáticas graduais.

No estudo, os pesquisadores aplicaram uma técnica de morfometria geométrica para analisar as formas dos ossos das patas dos Archosauromorpha. Também examinou-se as proporções entre os membros que levou os cientistas a descobrirem que dinossauros, pterossauros e descendentes próximos tinham mais variedade dessas razões do que qualquer outro grupo daquele período, o que implica também numa variedade maior de locomoção.

Tanto os bípedes quanto os quadrúpedes evoluíram para serem capazes de correr em diferentes estilos. Essa mobilidade dinâmica lhes conferia muito mais vantagem do que os Pseudosuchia, outro grupo de répteis que se formou durante o Triássico, para conseguir alimentos e também para escapar de quais ataques de outros competidores. 

A postura desses dinossauros também pode ter representado um fator que colabora para o desempenho dos Archosauromorpha. Isso porque a posição ereta permitia uma locomoção que causava menos estresse nos membros desses dinossauros do que aqueles que se deslocavam com uma posição agachada. Assim o artigo conclui que  locomoção mais rápida e eficiente seria o principal fator que permitiu que esses dinossauros dominassem o período Triássico até o Jurássico.

Compartilhar