Connect with us

Hi, what are you looking for?

Planeta & Ambiente

Estranhas explosões eletromagnéticas aparecem antes dos terremotos

Cientistas perceberam que estranhas explosões eletromagnéticas antecedem os terremotos, elas podem acontecer até algumas semanas antes do abalo sísmico.

Um novo estudo analisou estranhas explosões eletromagnéticas que costumam anteceder os terremotos. O estudo revelou que a resposta está nos gases que ficam presos no que é conhecido como uma válvula de falha e podem se acumular. Essas camadas impermeáveis ​​de rocha podem deslizar por uma falha, criando efetivamente um portão que bloqueia o fluxo de água subterrânea.

O que acontece é que quando a válvula de falha eventualmente racha e a pressão diminui, o dióxido de carbono ou metano dissolvido na água aprisionada é liberado, expandindo em volume e empurrando as rachaduras na falha. À medida que o gás emerge, ele também é eletrificado, com elétrons liberados das superfícies rachadas ligando-se às moléculas do gás e gerando uma corrente conforme elas se movem para cima.

Os pesquisadores testaram sua teoria em laboratório. Usando uma configuração decustomizada, a equipe foi capaz de testar as reações de diorito de quartzo, gabro, basalto e granito de granulação fina em simulações semelhantes a terremotos em escala reduzida. Eles mostraram que as correntes de gás eletrificadas podem de fato estar ligadas à fratura da rocha.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Estranhas explosões eletromagnéticas
(jamievanbuskirk / E + / Getty Images)

A equipe também descobriu que o tipo de rocha faz diferença. Rochas, incluindo granito, têm defeitos de rede que capturam elétrons desemparelhados ao longo do tempo por meio da radiação natural que sobe abaixo da superfície e isso leva a uma corrente maior.

E o tipo de falha parece ter efeito também. O estudo apoia pesquisas anteriores dos mesmos cientistas em sismo-eletromagnetismo, mostrando como o dióxido de carbono liberado por uma falha de terremoto pode ser eletrificado e produzir campos magnéticos.

Outras hipóteses sobre as explosões eletromagnéticas incluem a ideia de que as próprias rochas podem se tornar semicondutores sob tensão e calor suficientes, enquanto outros especialistas não acham que essas explosões estranhas sejam preditores.

Embora seja tentador pensar que essas explosões eletromagnéticas poderiam ser usadas para prever quando ocorrerá um terremoto, a causa exata das explosões estranhas não foi clara.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O estudo foi publicado na revista Earth, Planets and Space.

Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Faça um comentário

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.