Connect with us

Cosmos

Estes são os foguetes mais poderosos já construídos

Published

on

Há foguetes insanamente poderosos, capazes de levar cargas enormes para longe da Terra, como as missões tripuladas para a Lua, que precisam de ferramentas, equipamentos científicos, instrumentos de suporte à vida, alimentos e tudo o que um humano necessita. Quais são, afinal, os foguetes mais poderosos já construídos na face da Terra? 

Em nossa lista, utilizaremos a capacidade de envio de carga para a órbita baixa da Terra (LEO). Dependendo do parâmetro de classificação, algumas posições na lista podem se alterar, por isso é importante, desde já, expor nossos meios. 

Advertisement

Há foguetes muito poderosos, como os ônibus espaciais, o New Glenn e o Falcon Heavy. Estes dois últimos levam quase 65 toneladas para a órbita baixa da Terra (LEO). Mas consideraremos os foguetes mais poderosos já construídos (ou em construção) apenas os que ultrapassam as 100 toneladas para a LEO. O único deles que realmente já operou com sucesso foi o Saturn V, foguete das missões Apollo. O foguete mais poderoso em operação hoje é o Falcon Heavy, da SpaceX.

Energia

Energia não é apenas uma palavra em português, mas um foguete russo. O veículo poderia lançar até 100 toneladas para a órbita baixa da Terra (LEO), mas fez apenas dois voos entre 1987 e 1988 e foi descontinuado por diversos motivos.

Advertisement

Starship 

Inicialmente, Elonk Musk o chamou de BFR (Big Fuking Rocket). No entanto, para soar de forma mais ‘family friendly’, o foguete passou a se chamar de Big Falcon Rocket. A última mudança, no entanto, o chama de Starship ou Super Heavy. 

Ele levará até 100 toneladas para a órbita baixa da Terra (LEO). Além disso, é preparado para receber um reabastecimento em órbita e levar 100 toneladas para Marte e para Lua. O desenvolvimento ainda não finalizou, mas Musk pretende enviar os primeiros voos de carga para Marte a partir de 2022.

Advertisement

SLS

A sigla significa Space Launch System (Sistema de Lançamento Espacial, no português). O foguete da NASA levará o ser humano para a próxima missão tripulada à Lua, em 2024, na missão Artemis. No momento, o foguete segue em seus estágios finais de desenvolvimento. 

Ele é dividido em duas versões principais, Block 1 e Block 2, além das subcategorias. A versão mais poderosa, Block 2, pode levar até 130 toneladas para a órbita baixa e 46 toneladas para a Lua e outros alvos do espaço profundo, como Marte, além de missões robóticas para Júpiter, Saturno e além.

Advertisement

Longa marcha 9 

O Longa Marcha 5 (CSNA).

Longa Marcha é uma série de foguetes chineses que operam desde os anos 1970. No entanto, o Longa Marcha 9 entrará em operação nas proximidades do ano de 2030. Ele levará até 140 toneladas para órbita baixa da Terra, brigando de cara a cara com o Saturn V.  

Saturn V 

O Saturn V levou o homem para a Lua em 1969 – mais de meio século atrás. E sim, ele permanece, até os dias de hoje, como o foguete mais poderoso já operado. A NASA o operou entre 1967 e 1973 (as missões Apollo se encerraram em 1972). A agência o aposentou rapidamente pois após pisar 6 vezes na Lua, não havia mais justificativas para os gastos bilionários. Naquele momento, o direcionamento da corrida espacial se alterava.

Com 111 metros de altura, o foguete podia carregar 43,5 toneladas para a Lua e 140 toneladas para a órbita baixa da Terra (LEO). 

Advertisement
Advertisement

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.