Estas são as mais belas imagens do cometa NEOWISE ao redor do mundo

Ruth Rodrigues
Fonte: Michael Jager/Twitter

Desde quando foi descoberto, no mês de março, o cometa NEWISE pôde ser observado facilmente nesta última quinta-feira, dia 23 de julho. Esse evento só foi possível ser visualizado devido à proximidade do cometa com o planeta Terra.

Assim, para ser agraciado com a presença desde corpo celeste, seria necessário primeiro, identificar a constelação da Ursa Maior, as estrelas mais famosas presentes no céu do hemisfério norte. Foi um grande show, e os fotógrafos e amantes do universo deixaram tudo registrado para que o fenômeno pudesse ser visto por mais pessoas.

Cometa NEWISE, um show de luzes

Quando mencionamos que o corpo celeste passou próximo da Terra, fazemos referência a uma distância equivalente à do Sol ou Vênus, isto é, cerca de 103 milhões de quilômetros. No entanto, apesar de parecer um número inimaginável, essa é uma distância pequena se for comparada em relação com os corpos celestes.

Confira: O mistério da múmia que grita pode está chegando ao fim?

Apesar dessa curta distância, o cometa não apresentou nenhum risco ou danos para o planeta Terra ou sua atmosfera. Foi apenas uma visita rápida para que pudesse ser apreciado e encher o céu estrelado com as “luzes” que eram emitidas da sua cauda de plasma e a de poeira.

Foi um espetáculo tão bonito, que recebeu o título de cometa do ano. E, dependendo de qual país fosse observado, o show no céu teve uma duração de dias. Então, foi algo realmente encantador de ser observado. Caso você não tenha visto, a internet e as redes sociais estão repletas com imagens desse momento.

Não é à toa que as palavras “cometa NEWISE” dominaram os assuntos mundiais do Twitter, durante longas horas, e até mesmo, no dia posterior. Foi um fenômeno que proporcionou um pouco de felicidade e normalidade no período difícil no qual o mundo está vivenciando.

Visibilidade e descoberta do cometa

Esse objeto celeste esteve contornando o planeta dentre os dias 20 a 24 de julho de 2020. No entanto, no Brasil, ele só pôde ser visualizado entre os dias 22 a 24, devido ao movimento de rotação. É um evento que acontece a cada 6.765 anos, então, se conseguiu acompanhar esse presente do universo, saiba o quão sortudo és.

No meio científico, esse astro celestial é conhecido como C/2020 F3, foi fotografado e filmado em diversas partes do mundo. Foi tão majestoso a sua passagem, que pegou para si o posto de “cometa mais bonito e visível”, que pertencia a um cometa denominado por Hale – Bopp, que foi visto em 1997.

É sempre uma disputa quando se fala da beleza emitida pelos astros do universo. Até a algum tempo atrás, existia um corpo celeste, o cometa Atlas (C / 2019 Y4), que era considerado o cometa do século. Entretanto, dado a sua desintegração, as apostas feitas no meio científico é para que o cometa NEWISE assuma também essa categoria.

Com informações da Futura Science.