Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Estas aranhas usam um ‘sistema de roldanas’ para pegar presas gigantes

Um novo estudo revelou um habito de caça incomum de um grupo de aranhas: elas criam uma armadilha com uma espécie de sistema de roldanas

Aranhas criam sistema de roldanas
As aranhas-teia- emaranhada podem capturar presas até 50 vezes seu tamanho, graças à sua estratégia de caça semelhante a um sistema de roldana. (Foto de Emanuele Olivetti)

Um estudo publicado no Journal of the Royal Society Interface revelou um habito de caça incomum de um grupo de aranhas. Estas aranhas criam uma armadilha com um sistema de roldanas capaz de capturar presas até 50 vezes o seu tamanho.

As aranhas minúsculas usam suas sedas para capturar e içar baratas, ratos e até pequenos lagartos, que elas paralisavam com seu veneno e depois se banqueteavam.

As aranhas-teia-de-emaranhada, fazem parte da família Theridiidae, enquanto as outras aranhas fazem teias em forma de rede e esperam que os insetos voem para dentro delas, as teias das aranhas emaranhadas têm gavinhas de seda compridas e esticadas coladas ao solo. Quando algo pequeno, como uma formiga, bate na ponta pegajosa, a seda se desconecta do solo, agarra o inseto e o joga no ar.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Estas aranhas criam um sistema de roldanas para caçar
As aranhas criam um ‘sistema de roldanas’ para caçar. Os fios que prendem a teia incluem pequenas gotas de “cola” e são colocados perto do solo para capturar a presa. (Gabriele Greco)

Mas acontece que muitos animais maiores, como ratos e lagartos, também caminham sob teias emaranhadas e acabam esbarrando nos fios da armadilha, eles ficam presos, não conseguem se soltar, isso é uma espécie de alarme para a aranha que então começa a emaranha-lo com a teia e depois o leva para o alto, onde pode se banquetear a vontade.

Os pesquisadores observaram as aranhas prendendo baratas. Quando alguma delas tropeça no fio, a aranha começa a fazer mais seda, que estica em um fio de hipertensão e o conecta da teia à barata agressora. Como um elástico, a seda hipertensa se contrai, puxando a barata para cima. A aranha repete esse processo indefinidamente, prendendo mais fios na barata até que ela se levante do chão.

A estratégia funciona um pouco como um sistema de roldanas porque as aranhas aproveitam a energia da seda esticada para fazer parte do levantamento por elas.

Outras aranhas também têm um largo repertório de habilidades à sua disposição: algumas fazem lassos, alçapões, estilingues, enquanto outras produzem teias venenosas. Há todo um universo a ser descoberto.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

+Leia mais


Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...