Aranha é 100 vezes mais rápida que o animal mais rápido do mundo

Ruth Rodrigues
Fonte: Lawrence E. Reeves/Universidade da Flórida

Pesquisadores colocaram por terra, a premissa de que o animal mais veloz do mundo, era o guepardo. Adentrando um pouco pelas florestas tropicais do Peru, pesquisadores observaram in loco, que uma espécie de aranha é 100 vezes mais rápida que o animal mais rápido do mundo.

Esse animal de pequeno porte, usando somente as suas teias, consegue se movimentar como um projétil floresta adentro.

Aranha estilingue pode ser mais veloz que outros animais

Em uma pesquisa publicada na revista Current Biology, uma equipe do Instituto de Tecnologia da Geórgia, descobriu que, apesar de possuir cerca de 1 milímetro, esse animal tem uma ótima estratégia de caça. Conhecida popularmente como aranha estilingue, ela tende a usar a sua teia como arma, para prender insetos como moscas e mosquitos, para que possa se alimentar.

Ao observarem os movimentos feitos pela aranha, os pesquisadores ficaram curiosos e resolveram estudar um pouco mais do mecanismo por ela utilizado para capturar seu alimento. O estudo tinha por objetivo, compreender como esses animais de pequeno porte, conseguiam liberar sua teia de forma rápida. Para isso, foi estudado toda a cinemática por trás do lançamento da teia até ela atingir seu alvo.

Pelos resultados que foram obtidos com a pesquisa, as teias eram lançadas por cerca de 1.300 metros por segundo. Para ter todo esse alcance, a aranha estilingue necessitava de uma força em torno de 130 Gs. Assim, ficou conclusivo que a Aranha é 100 vezes mais rápida que o animal mais rápido do mundo, pelo menos em suas estratégia de se lançar por aí.

Durante um comunicado, Saad Bhamla, professor assistente da Escola de Engenharia Química e Biomolecular da Georgia Tech e autor do estudo, fez algumas revelações acerca do trabalho. “Ao contrário de sapos, grilos ou gafanhotos, a aranha estilingue não depende de seus músculos para pular muito rápido. Quando ela tece uma nova teia todas as noites, a aranha cria uma mola tridimensional complexa. Se você comparar esta mola de seda natural com nanotubos de carbono ou outros materiais feitos pelo homem em termos de densidade de potência ou densidade de energia, ela terá ordens de magnitude mais poderosa”.

Segundo estudo: Aranha é 100 vezes mais rápida que o animal mais rápido do mundo

De acordo com a taxonomia científica, essas aranhas estilingue estão inclusas na família Theridiosomatidae. Assim, são caracterizadas por possuírem teias fortes e lançamento rápido, de modo que não sejam avistadas por suas vítimas. Essa teia especial é uma grande ferramenta de caça, que previne a morte das aranhas por quaisquer outros animais.

A estrutura da teia feita pela aranha foi algo que deixou os autores surpresos com tamanha inteligência. Bem em seu centro, fica localizada uma linha de tensão, a qual é utilizada por esses pequenos animais como uma catapulta. As aranhas usam suas patas traseiras para fazer um impulso na linha central e ela ser lançada até a sua presa.

No entanto, um outro fator que deixa a todos abismados é que, para fazer esse lançamento, seria necessária uma grande força. Assim, os dois autores do trabalho fizeram uma estimativa que a aranha precisaria de 200 dinas para conseguir manter a teia ativa, esperando a sua refeição. Porém, nada pôde ser concluído, uma vez que o projeto foi interrompido pela pandemia do coronavírus.

Sobre essa força monstruosa, Bhamla relatou que, “a geração de 200 dinas produziria forças tremendas nas minúsculas pernas da aranha. Se a recompensa for um mosquito ao final de três horas, vale a pena? Achamos que a aranha deve estar usando algum tipo de truque para travar seus músculos, para que não precise consumir energia enquanto espera por horas”. Com truque ou não, depois desse estudo.

Com informações da IFL Science e FAPESP

Compartilhar