Estados dos EUA autorizaram civis a matarem a mosca-lanterna-pintada

Jamille Rabelo
Imagem: Matt Rourke/AP

Um inseto exótico dos EUA está causando grande preocupação para os estados leste do país. A mosca-lanterna-pintada tem uma beleza colorida e parecem inofensivas, mas devoram uma grande quantidade de plantas e árvores que virem pela frente.

“Se você vir uma mosca-lanterna-pintada, esmague-a, descarte-a e nos informe”, o Departamento de Parques e Recreação da cidade de Nova Iorque publicou no twitter. O Departamento de Agricultura da Pensilvânia também sugeriu que a população mate os insetos.

Embora esses apelos ao assassinato em massa da mosca-lanterna-pintada possam parecer exagerados ou violentos, eles são essenciais para impedir a propagação do inseto, de acordo com Julie Urban, uma entomologista da Universidade Estadual da Pensilvânia.

A mosca-lanterna-pintada pegam carona em roupas e carros, e grandes massas de seus ovos podem ser encontradas em qualquer superfície lisa, incluindo árvores, edifícios e contêineres.

Insetos invasores que se espalham rapidamente

Apesar de não serem prejudiciais às pessoas, as moscas-lanterna-pintada não picam nem mordem, elas são uma espécie invasiva perigosa, que atacam 70 espécies diferentes de árvores e plantas, e podem significar o fim para os vinhedos e pomares de maçã, tipos de plantações muito comuns nos EUA.

As moscas-lanterna-pintada são nativas do sudeste asiático, originalmente encontradas na Índia, China e Vietnã.

No entanto, há cerca de sete anos, elas chegaram à América do Norte através de contêineres marítimos. As primeiras moscas foram encontradas na Pensilvânia, em 2014.

“Os ovos permanecem adormecidos durante o inverno até eclodirem na primavera”, disse Frank Hale, horticultor da Universidade do Tennessee, acrescentando que as fileiras de ovos parecem manchas de lama seca.

A partir de julho deste ano, moradores em Nova Jersey, Nova Iorque, Maryland, Delaware, Virginia, Connecticut, Ohio e Indiana relataram ter visto os insetos. No mês passado, houve uma investigação federal no Kansas quando um garoto exibiu uma carcaça da mosca na exposição de insetos da feira estadual.

Spotted Lanternfly Infestation on Tree
Moscas-lanterna-pintada em uma árvore.

Devoradores de seiva

Esses insetos são particularmente ativos no final do verão, o que poderia explicar porque a população de Nova Iorque e Nova Jersey tem avistado tão frequentemente as moscas-lanterna-pintada nas últimas semanas.

Entre julho e dezembro de cada ano, as moscas jovens viram adultas, espalhando-se para se alimentarem e também depositar novos ovos que se tornarão a ninhada do ano seguinte.

As moscas-lanterna-pintada (Lycorma delicatula) se alimentam de seiva. Elas perfuram a casca das árvores e das videiras com sua boca, chamada de probóscide, e sugam a seiva nutritiva dentro delas.

A remoção de todos esses nutrientes pode estressar a planta, especialmente se uma única árvore for infestada por várias moscas.

“As árvores utilizam essa energia para eventualmente fazer novas folhas na primavera”, disse Hale. “Se a planta não armazenar nutrientes suficientes durante o inverno, então ela pode morrer”.

Além disso, as pragas liberam um resíduo pegajoso conhecido como “melada” na casca e nas folhas quando elas se alimentam. O revestimento pode promover o crescimento de fungos ou mofo negro e bloquear a luz do sol.

6144be6de47d9100195b9b69
Imagem: Matt Slocum/AP

Vespas podem ser a solução da praga de mosca-lanterna-pintada

Julie Urban disse que já ouviu falar de pessoas que usam lança-chamas para exterminar uma infestação de mosca-lanterna-pintada. No entanto, seu grupo na Universidade Estadual da Pensilvânia está trabalhando com o Departamento de Agricultura dos EUA para desenvolver formas mais eficazes de atingir as espécies invasoras.

As formas mais promissoras de matar as pragas “envolvem seus inimigos naturais”, informou ela.

Assim, o grupo de Urban está estudando o uso de dois tipos de vespas parasitas para controlar a praga. Uma ataca os ovos da mosca-lanterna-pintada e outra que ataca as juvenis.

Inseticidas e pesticidas também são úteis, disse ela, embora estes métodos possam causar danos a outros insetos como borboletas e abelhas.

“Não queremos que as pessoas apliquem pesticidas em todos os lugares”, disse ela. “Não queremos que as pessoas tratem preventivamente suas árvores antes de verem a ameaça”.

“Elas poderiam se espalhar pelo continente se não fizermos o suficiente”, disse Hale, acrescentando: “Provavelmente sempre vamos tê-las na América do Norte”, desacreditando que será possível erradicas as moscas-lanterna-pintada.