Estado norte-americano aprova lei que permite uso de carros voadores

Ruth Rodrigues
Fonte: Shutterstock

Assim como nos filmes de ficção científica, o ser humano sempre teve seu pensamento no futuro. Desde os anos mais remotos, houveram sonhos construídos por intermédio dessas visões futurísticas que são retratadas em seriados e filmes. No entanto, o que antes era considerado um sonho distante, agora pode estar mais próximo de se tornar realidade. Pelo menos, para o estado norte-americano New Hampshire. Eles acabaram de aprovar uma Lei que permite a presença dos carros voadores sejam controlados em alguns locais do Estado.

A Era dos Jetsons acabou de se tornar uma realidade?

Transformando um estado com dezenas de cidadezinhas pacatas em um cenário de um filme futurístico. O Projeto de Lei de número 1182, visa a liberação das estradas estaduais afim de que uma nova tecnologia seja testada para conseguir produzir o primeiro carro voador norte-americano.

Após esse pronunciamento, as autoridades locais foram apelidadas, carinhosamente, por “Jetson Bill”. Que nada mais é do que uma homenagem a um antigo desenho, que fez muito sucesso durante a década de 60, “The Jetsons”. Trata-se de uma animação do gênero comédia, onde narra o dia a dia de uma família que vive em um futuro onde os carros voadores, são algo totalmente normal.

decolagem do carro voador é feito dentro do aeroporto
Sua decolagem será feita somente dentro do aeroporto. Fonte: iStock

No entanto, a Lei possui algumas restrições quanto aos objetos voadores e onde eles irão ser usados. Esses objetos não poderão decolar ou pousar nas estradas de nenhuma cidade do Estado. Para que esse procedimento seja feito, o dono do carro voador precisará se dirigir até o aeroporto local, para que o carro futurístico faça a sua decolagem.

Apesar do nome, o carro voador não poderá sobrevoar nas estradas igual aos filmes de ficção. Durante uma entrevista à New Hampshire Public Radio (NHPR ), Jeff Rapsis, diretor executivo do Museu de Aviação de New Hampshire, revelou que “se você estiver dirigindo pela estrada, não verá um dispositivo incomum como aeronaves vindo atrás de você. Enquanto estiver na estrada, ele se comportará como um carro normal”.

Os carros voadores serão mais velozes que um modelo convencional

Como poderão ser transformados em carros comuns, esses veículos voadores deverão decolar de um aeroporto, entretanto, ainda assim terão 4 rodas. Então, poderão ser estacionados facilmente nos estacionamentos convencionais para os carros comuns. A diferença entre ambos estará na forma de decolagem e em sua velocidade. Uma vez que eles serão bem mais velozes que os modelos de carros já fabricados.

Mas, nada será simples ou fácil! Para obter a licença de piloto, os interessados deverão participar de aulas para obter uma licenciatura padrão, registrar e colocar placa no carro voador. Atualmente, já existe mais de 101 projetos que visam aprimorar e tornar essa invenção, uma realidade.

Modelo de carro voador da Pal-V
Modelo de carro voador da Pal-V. Fonte: Divulgação

Dentre eles, o Pal-V já pode ser adquirido para as pessoas que possuem interesse. Assim como o Samson Switchblade, que ainda não pode ser levado para casa, apenas efetuar uma reserva e esperar até que fique pronto. Seu preço no mercado está US123.000, em torno de R$668.790,98 reais com o valor do dólar atualmente.

Porém, não será preciso esperar e guardar dinheiro para comprar um objeto tão caro. A Uber, uma linha de táxi particular, espera lançar o seu primeiro carro voador até o ano de 2023. Com o mercado de carros voadores se expandindo rapidamente, o esperado é que seja movimentado, até 2040, cerca de US 1,5 trilhão para investir na redução do tráfego que domina as grandes cidades.

Com informações da New Hampshire Public Radio (NHPR ) e IFL Science.

Compartilhar