Esta estranha bolha verde é um dos maiores organismos unicelulares da Terra

Milena Elísios
Imagem: hectorjmz via iNaturalist , CC BY-NC 4.0

No oceano, no meio dos corais, você pode encontrar este estranho organismo. Embora muitas vezes se pareça com uma pedra circular esverdeada e brilhante, trata-se de alga esférica chamada popularmente de alga perolada (Valonia ventricosa) ou sailor eyeball (olho do marinheiro, em tradução literal). 

Essas pequenas bolas macias entusiasmam pesquisadores e mergulhadores por um simples motivo: elas são um dos maiores organismos unicelulares da Terra.

Estranho organismo
Imagem: Alexander Vasenin/Wikimedia/CC BY-3.0

Toda essa estrutura esferoide, de fato, é uma única célula. Mas, esse não é o tamanho que normalmente associaríamos a organismos unicelulares. Acontece que os globos oculares da Valonia ventricosa têm alguns truques na manga para ajudá-los a crescerem tanto. Primeiramente porque nem todos esses organismos são tão grandes quanto o da foto acima. Eles podem variar em tamanho, desde o tamanho de um grão de soja até o tamanho de um globo ocular, como o próprio nome sugere.

Estranho organismo 2
Imagem de microscopia de fluorescência das entranhas do globo ocular de um marinheiro. Imagem: Shepherd et al., Protoplasma, 2004

Mas, embora os globos oculares da Valonia ventricosa sejam uma só célula, eles possuem vários domínios citoplasmáticos, cada qual com seu próprio núcleo e cloroplastos. Isso significa que, se você tentasse abri-la, ela não iria explodir como um balão repleto de organelas.

De fato, esmagar o globo ocular da Valonia ventricosa pode fazer com que mais deles surjam, já que os organismos necessitam de possuir apenas um núcleo para se tornarem um globo ocular completamente novo.

Da próxima vez que visitar um recife de corais, tente encontrar essa linda alga verde brilhante que têm encantado cientistas e mergulhadores ao redor do mundo.

Compartilhar