Este esqueleto de Tiranossauro Rex será leiloado em breve

Matheus Gouveia
AFP/Divulgação

Um esqueleto de Tiranossauro rex de 4 metros de altura e 12 de comprimento será leiloado em Nova York no próximo mês, na casa de leilões Christie’s. Estima-se a venda por 6 milhões a 8 milhões de dólares do fóssil de 67 milhões de anos.

O Tiranossauro-rex Stan

O antigo dinossauro é apelidado de Stan, em homenagem ao paleontólogo amador Stan Sacrison, que descobriu seus ossos na Formação Hell Creek, perto de Buffalo, na Dakota do Sul em 1987. Paleontólogos do Instituto de Pesquisa Black Hills trabalharam mais de 30 mil horas para desenterrar e recompor seu esqueleto, que tem 188 ossos.

Stan foi preservado no Instituto Black Hills em Dakota do Sul nas últimas duas décadas. Agora, esse é um dos esqueletos de T. rex mais completos do mundo. Por isso, cientistas já usaram seus ossos em vários estudos após sua descoberta. Dessa forma, é um dos esqueletos do T. rex mais estudados ​​de todos os tempos.

Tiranossauro rex leiloado
Stan, um esqueleto de Tyrannosaurus rex de 67 milhões de anos, irá a leilão na Christie’s em 6 de outubro. (Christie’s Images Ltd. 2020)

De acordo com os estudos, o dinossauro cresceu na região úmida e semitropical da Laramidia – onde agora ficam a Dakota do Norte e a Dakota do Sul. Partindo do tamanho de um peru pequeno, ele cresceu e pesou entre sete e oito toneladas: o dobro do peso de um elefante africano. Quando adulto, podia atingir velocidades de até 25 milhas por hora, e ele podia ver objetos e animais até seis quilômetros de distância. Além disso, descobriram que Stan sofreu uma fratura no pescoço durante a sua vida. Pesquisadores estimam, enfim, que o animal morreu com aproximadamente 20 anos de idade.

VEJA MAIS: Este é o fóssil de dinossauro mais completo já encontrado

Ainda mais, outros museus ao redor do mundo, que também queriam ter uma cópia do T-Rex, usaram os seus restos fazer moldes de gesso.

Apenas cerca de 50 dinossauros dessa espécie foram encontrados em todo o mundo. Portanto, está sendo uma oportunidade realmente única em uma geração.

Leilão ocorrerá no dia 6 de outubro

Segundo James Hyslop, do Departamento de Instrumentos Científicos, Globos e História Natural na casa de leilões, em Londresm, esta seria a obra-prima em qualquer museu de história natural.

“O T-Rex tem um status de ícone, o que reflete em seu preço. É um dinossauro que atrai multidões.” – James Hyslop

Mas algo parecido já ocorreu antes. A última vez que uma casa de leilões realizou uma venda dessa proporção foi em 1997, quando a Sotheby’s vendeu o esqueleto do T. rex “Sue” para o Chicago Field Museum, por um recorde de 8,3 milhões de dólares.

Com informações de Smithsonian Magazine.

 

Compartilhar