Pesquisadores encontraram no interior da Austrália restos de uma espécie extinta de leão, conhecida como leão marsupial, que teria vivido há 23 milhões de anos. Chamada de Lekaneleo roskellyae, andava por terras de uma antiga floresta tropical, na região de Queensland.
Outra curiosidade é que este é um dos menores leões já encontrados, semelhante ao tamanho de um gato doméstico. Embora não seja dos maiores animais já achados, essa nova descoberta feita na Austrália tem um fator surpreendente: ele tinha dentes tão poderosos que eram capazes de cortar os ossos de sua presa.
A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de New South Wales, em um local já conhecido por conter fósseis.
Como essa espécie extinta de leão se comportava?
Embora o Lekaneleo roskellyae não fosse dos maiores animais encontrados na natureza, era um dos mais temidos por outros animais que viviam naquela floresta. Segundo Michael Archer, um dos pesquisadores responsáveis pela descoberta do fóssil, é complicado cravar a forma de comportamento deste bicho, já que atualmente existem poucas espécies parecidas.
O que diferencia este animal australiano de outros leões marsupiais é o fato de que ele possui dentes pré-molares fortes, além do tamanho. “Foi um dos menores leões marsupiais que já vimos. Na verdade, era como uma gata de tamanho normal”, comentou o doutor.
O pesquisador disse ainda que esse tipo de evolução do pré-molar é algo surpreendente, “uma evolução extraordinária que um mamífero carnívoro já desenvolveu em qualquer lugar do mundo”.
O que é um leão marsupial?
São chamados de leões marsupiais espécies que habitavam a Austrália durante o Neogénico, entre 23 milhões e 30 mil anos atrás. Esses animais possivelmente se alimentam de cangurus e wombats, entre outras espécies de herbívoros.
Eles sobreviveram até a chegada do homem moderno naquele continente, ainda assim, é pouco provável que tenham entrado em combate com os aborígenes que habitavam aquelas terras. A espécie extinta de leão que apresentamos por aqui era um deles.
Um pouco sobre Riverleigh
Riverseigh é o local mais famoso da Austrália por conter fósseis, por lá já foram encontradas espécies que viviam entre 15 e 23 milhões de anos atrás. Essa espécie extinta de leão, apesar do nome, possui poucas características semelhante aos que vivem hoje nas savanas africanas e que estão ameaçados no continente asiático, já que a evolução foi diferente nas partes do mundo.
Entre os leões marsupiais, o mais conhecido é um muito visto em museus, conhecido como Thylacoleo carnifex, maior mamífero carnívoro que já viveu em território australiano, ele pesava até 160 quilos. Sua descoberta aconteceu em 2018, o animal foi extinto há 30 mil anos, provavelmente devido a mudanças em seu habitat natural.
A Austrália realmente é um lugar fascinante para pesquisadores e biólogos. Continente afastado dos demais e com pouca faixa de terra, possui boa parte de animais bem diferenciados. Além de coalas que comem veneno, cangurus e ornitorrincos, 45% das aves e 89% dos peixes costeiros só existem por lá.