Entenda como a luz influencia as plantas

Damares Alves
Imagem: The Spruce/Anastasiia Tretiak

Os raios de luz da manhã inspiram algumas pessoas a se espreguiçarem e levantar prontamente para mais um dia. Outras podem se sentir como vampiros, buscando abrigo debaixo das cobertas.

Independentemente das reações pessoais à luz do Sol, os jardineiros e entusiastas frequentemente se perguntam: como a luz afeta o crescimento das plantas? É isto o que vamos descobrir neste artigo.

Plantas e luz: o básico

Talvez você se lembre da fotossíntese das aulas de ciências da escola. Trata-se de um processo em que as plantas usam luz, água e dióxido de carbono para produzir açúcar. Esse açúcar é então transformado em ATP (o combustível para todos os seres vivos) por meio da respiração celular.

Aqui vai uma explicação mais simples: a luz solar energiza a clorofila na planta. O dióxido de carbono entra pelos minúsculos poros das folhas. As raízes retiram água do solo. A luz solar então divide as moléculas de água, liberando oxigênio para nossa respiração. Enquanto isso, o dióxido de carbono e o hidrogênio se combinam para criar o combustível da planta.

Nessa história da fotossíntese, a luz solar, geralmente vista como vilã, é, na verdade, a heroína.

O espectro de luz

Nem toda luz tem a mesma finalidade para as plantas. Os sistemas de iluminação interna e a luz solar natural se comportam de maneira diferente. Para entender isso, precisamos explorar o espectro de luz.

O espectro de luz inclui todas as cores visíveis em um arco-íris, bem como comprimentos de onda invisíveis, como os raios cósmicos e gama. Entretanto, as plantas não usam todos esses comprimentos de onda para crescer.

Espectro visível da luz.

A cor da luz influencia o crescimento das plantas? Sim, influencia. As plantas usam diferentes faixas de comprimentos de onda de luz em diferentes estágios de crescimento. Essa faixa é chamada de Radiação Fitossinteticamente Ativa (PAR), que vai de 400 a 700 nanômetros.

Os comprimentos de onda da luz roxa e azul (400 a 490 nanômetros) estimulam o crescimento vegetativo. Os comprimentos de onda amarelo-alaranjado-vermelho favorecem a floração e a frutificação. É interessante notar que as plantas não usam a luz verde; elas a refletem de volta para nossos olhos. Portanto, ao escolher cores de luz para suas plantas, concentre-se em luzes azul-púrpura ou amarelo-laranja-vermelho.

Fatores que afetam o crescimento das plantas

O crescimento das plantas depende de três fatores: comprimento de onda, duração e intensidade.

Comprimento de onda

As plantas se desenvolvem bem com determinados comprimentos de onda, enquanto outros podem prejudicá-las. Alguns raios ultravioleta podem não afetar suas plantas, mas outros podem ser prejudiciais.

Duração

A duração da exposição ao Sol afeta o crescimento das plantas. Enquanto algumas crescem muito com a luz solar, por outro lado, algumas plantas preferem menos luz e podem buscar a sombra.

Intensidade

A intensidade refere-se à força da luz. O excesso de intensidade pode queimar as plantas, enquanto a intensidade insuficiente pode inibir o crescimento.

Conclusão

A luz é um fator crucial para o crescimento das plantas, pois é necessária para a fotossíntese. No entanto, nem todas as cores de luz têm a mesma finalidade para as plantas, e diferentes comprimentos de onda afetam o crescimento de maneiras distintas. A duração e intensidade da luz também são importantes para o crescimento das plantas, e é necessário equilibrá-las para garantir um crescimento saudável.