Enorme explosão solar classe X aconteceu na última quarta-feira; ejeção de massa coronal pode atingir a Terra nos próximos dias

Imagem: NASA/SDO

Na última quarta-feira (23 de outubro de 2024), o Solar Dynamics Observatory da NASA capturou uma poderosa explosão solar que atingiu o pico às 23h57 ET. Esse fenômeno não é apenas um espetáculo visual, mas também uma demonstração do poder imenso do Sol.

Esta explosão foi classificada como X3.3 que representa um evento de alta intensidade capaz de interromper comunicações de rádio, sistemas de navegação e redes elétricas, além de representar riscos para astronautas e espaçonaves.

Explosao solar
O Solar Dynamics Observatory da NASA capturou esta imagem de uma explosão solar — vista como o flash brilhante à esquerda — em 23 de outubro de 2024. A imagem mostra um subconjunto de luz ultravioleta extrema que destaca o material extremamente quente nas erupções e que é colorido em laranja. Imagem: NASA/SDO

Suspeita-se que a erupção também tenha sido acompanhada por uma ejeção de massa coronal (EMC), que pode atingir nosso planeta nos próximos dias e desencadear tempestades geomagnéticas, fazendo com que as auroras boreais sejam visíveis mais ao sul do que o normal.

Erupções solares são explosões intensas de energia e radiação que ocorrem na superfície solar. Elas surgem quando a energia magnética acumulada na atmosfera do Sol é liberada abruptamente. Essas erupções geralmente acontecem perto de manchas solares, áreas com forte atividade magnética.

A escala usada para classificar erupções solares vai de C a X, sendo X a mais intensa. A erupção X3.3 observada é particularmente poderosa, comparável à energia liberada por milhões de bombas de hidrogênio explodindo ao mesmo tempo.

O Observatório de Dinâmica Solar da NASA, lançado em 2010, tem um papel crucial no monitoramento desses eventos. Equipado com instrumentos avançados, ele observa o Sol continuamente, capturando imagens em alta resolução e dados em vários comprimentos de onda.

Essas observações são fundamentais para entender o campo magnético solar, os ventos solares e eventos energéticos que podem afetar a tecnologia na Terra. O trabalho do observatório ajuda os cientistas a prever e mitigar os efeitos do clima espacial em nossa sociedade altamente dependente de tecnologia.