A notícia levanta uma questão. A moeda mais antiga foi perdida ou realmente chegou pelas terras canadenses antes de Cristóvão Colombo ter encontrado as Américas? Conforme um comunicado de imprensa divulgado pelo Governo de Terra Nova e Labrador, um o cidadão Edward Hynes encontrou uma moeda de ouro antiga. Após ter encontrado, relatou a descoberta ao Governo Provincial, conforme exigido pela Lei de Recursos Históricos.
Conforme uma análise realizada por Paul Berry, um ex-curador do Museu da Moeda do Banco do Canadá, a moeda é um quarto nobre de Henrique VI. Segundo a análise do especialista, ela foi cunhada na capital inglesa, Londres, entre os anos de 1422 e 1427. Segundo o comunicado que divulga a descoberta, no ano de 1400, a moeda valia uma quantidade considerável – foi avaliada em 1 xelim 8 pence, cerca de 81 dólares canadenses, ou 325 reais no momento em que isto é escrito.
Foi levantado um questionamento em relação à data em que a moeda foi perdida, já que, segundo Berry, a moeda já não estava mais em circulação quando deveria ter sido perdida – após a chegada dos Europeus à América. No entanto, não se pode afirmar necessariamente que a moeda chegou ao solo canadense por um visitante inglês antes de Colombo. Não se sabe, exatamente, quando a moeda foi perdida.
“Tem havido algum conhecimento de uma presença europeia pré-século 16 aqui por um tempo, você sabe, excluindo nórdicos e assim por diante”, disse o arqueólogo provincial Jamie Brake à CBC. “A possibilidade de talvez uma ocupação pré-século 16 seria bastante surpreendente e altamente significativa nesta parte do mundo
Segundo o governo provincial de Terra Nova e Labrador, os estudos em relação a moeda continuarão, e novos estudos podem ser realizados futuramente no local onde a moeda foi encontrada, a fim de se encontrar possíveis novas informações.
“Parabenizo o Sr. Hynes por reconhecer a importância de proteger os recursos patrimoniais de Terra Nova e Labrador ao relatar sua descoberta deste artefato muito raro e encorajo outros a seguirem seu exemplo.”, diz Steve Crocker, Ministro do Turismo, Cultura, Artes e Recreação do Canadá. “Esses tipos de artefatos nos ajudam a entender e apreciar a história de nossa província e fornecem contexto para aqueles que visitam Terra Nova e Labrador de todo o mundo”, completa o ministro.
“É difícil explicar neste momento por que ele está lá, quem o abandonou. Não é o tipo de coisa que você esperaria estar pendurado nos bolsos dos pescadores migratórios”, diz Brake.
A moeda mais antiga já encontrada no Canadá até o momento era uma moeda de prata que fora cunhada na década de 1490 e encontrada no ano de 2021. A moeda havia sido encontrada no Sítio Histórico Provincial de Cupids Cove Plantation.
Visitas anteriores
É sabido que o continente americano já recebeu visitas de estrangeiros antes da (entre muitas aspas) “descoberta da América” pelos europeus. Antes da suposta descoberta do continente americano, outros exploradores externos já pisaram por aqui. Os famosos vikings. Sim, no sítio arqueológico L’Anse aux Meadows, localizado na província de Terra Nova e Labrador, no Canadá, pesquisadores descobriram, na década de 1960, restos de um acampamento viking datado por volta do ano 1000 – 500 anos antes dos europeus cristãos chegarem ao continente.
Nos registros Vikings, há relatos de um lugar chamado Vinland. Segundo a asaga Grænlendinga (“Saga dos Groenlandeses”), Bjarni Herjólfsson chegou ao continente americano quando o navio em que ele viajava foi levado à oeste, saindo do curso em que seguia. Enquanto ia para a Groenlândia, foi parar em Vinland – o Canadá. Há outros diversos relatos de outras expedições Vikings que também alcançaram as terras norte americanas.