Esfera de Dyson

Elisson Amboni
Imagem: ArtStation

Uma Esfera Dyson é uma enorme estrutura artificial que uma civilização tecnologicamente avançada poderia construir em torno de sua estrela. O objetivo é capturar muita, se não toda, energia luminosa emitida. É provável que esta estrutura envolva assinaturas técnicas, o que tornaria possível detectá-la e assim estabelecer a existência de civilizações inteligentes fora do planeta Terra.

Origem da Esfera de Dyson

A origem da ideia da Esfera de Dyson remonta a uma carta publicada na revista Science em 1960 pelo grande físico Freeman Dyson, conhecido por suas muitas contribuições científicas, desde a física elementar das partículas até a astronáutica, cosmologia e física do estado sólido.

No início dos anos 60, influenciado pelo livro de ficção científica de Olaf Stapledon, Star Maker, e pela emoção do nascimento do programa SETI, Freeman Dyson se propôs a ver se as ideias do livro de Stapledon eram fisicamente confiáveis, independentemente dos assustadores problemas tecnológicos envolvidos para torná-las realidade.

Dyson calculou que, usando uma massa de material equivalente à de Júpiter, é possível cercar nosso Sol com uma casca semi-sólida, de 2 a 3 metros de espessura, capaz de aprisionar a radiação de nossa estrela.

Remembering Freeman Dyson | Edge.org
Freeman Dyson.

Entretanto, de acordo com as leis da termodinâmica, mesmo que utilizemos uma grande parte da energia disponível, a casca aquecerá e voltará a emitir no infravermelho como um excelente corpo negro. O espectro de uma estrela é próximo ao de um corpo preto, mas um pouco de observação cuidadosa mostra rapidamente que ela é de fato cortada por uma série de linhas de absorção e às vezes até faixas. Este não seria o caso com o objeto estudado por Dyson.

O método que ele propôs para descobrir civilizações extraterrestres foi, portanto, procurar objetos frios irradiando no infravermelho como um corpo negro quase perfeito e cujo tamanho seria da ordem de algumas unidades astronômicas.

O conceito recebeu o nome de “Esfera de Dyson” e foi popularizado pelo divulgador científico Carl Sagan em seus livros e palestras. Desde então, o conceito é largamente utilizado por futuristas e pesquisadores.

Uma das ideias mais famosas com a Esfera de Dyson é a que foi proposta em 1964 pelo grande astrofísico e exobiólogo russo Nikolai Kardashev, conhecida por Escala de Kardashev.

É possível a existência de Esferas de Dyson no universo?

Devido a sua radiação infravermelha, as Esferas de Dyson são consideradas um tipo de tecnoassinatura — um sinal de atividade que astrônomos poderiam usar para inferir a existência de seres inteligentes no universo. Muitos pesquisadores baseados na Terra escanearam mapas infravermelhos do céu noturno na esperança de detectar as Esferas de Dyson, mas, até agora, ninguém viu nada fora do comum.

Em 2015, a astrônoma Tabetha Boyajian, então na Universidade de Yale, relatou o misterioso escurecimento da luz de uma estrela chamada KIC 8462852, cuja cintilação irregular parecia nada que os pesquisadores tivessem visto antes. Outros estudiosos sugeriram que os estranhos abaixamentos de luz poderiam resultar de uma Esfera de Dyson parcialmente construída, e a ideia causou uma sensação de mídia. Campanhas para procurar outros sinais de atividade tecnológica da entidade, que ficou conhecida como a estrela de Tabby em homenagem à descobridora do sinal, apareceram vazias, e a maioria dos pesquisadores agora pensa que os padrões de luz do objeto têm algum tipo de explicação não-extraterrestre.

Durante décadas, as Esferas de Dyson são um dos principais meios de ficção científica. Já em 1937, o romance de Olaf Stapledon “Star Maker” descreveu como os sistemas de uma galáxia em particular eram “cercados por uma gaze de armadilhas luminosas, que focalizavam a energia solar para uso inteligente, de modo que toda a galáxia fosse diminuída”, um retrato que Dyson reconheceu como uma influência em seu pensamento. Em seu romance “Ringworld”, o escritor Larry Niven descreveu uma estrutura artificial em forma de anel englobando uma estrela, e um episódio de 1992 de “Star Trek: The Next Generation” apresentou uma estrela rodeada por uma concha rígida.

Se tais estruturas existem fora da imaginação humana, ainda está por ser descoberto. Em suas conjecturas, Freeman Dyson não estava sugerindo que todas as sociedades tecnológicas decretariam este projeto extravagante.