A baleia-azul (Balaenoptera musculus) é o maior animal que existe ou já existiu no planeta Terra. Ela se alimenta quase exclusivamente de krill, esticando grandes volumes de água do oceano através de suas placas de baleen (que pendem do céu da boca e funcionam como uma peneira). Alguns dos maiores indivíduos podem comer até 6 toneladas de krill por dia.
Onde a baleia-azul vive?
A baleia-azul é encontrada em quase todos os oceanos, exceto no Oceano Ártico. Existem cinco subespécies reconhecidas atualmente.
O número de baleias-azuis hoje é apenas uma pequena fração do que era antes da caça comercial moderna reduzir significativamente seus números durante o início dos anos 1900, mas as populações estão aumentando globalmente. As principais ameaças que as baleias-azuis enfrentam atualmente são navios e equipamentos de pesca.
População
As baleias-azuis geralmente vivem sozinhas ou com outro indivíduo. Não se sabe se as que viajam em pares permanecem juntas por longos períodos ou formam relacionamentos mais soltos. Em locais onde há uma alta concentração de alimentos, até 50 baleias-azuis foram vistas espalhadas por uma pequena área. No entanto, elas não formam grandes grupos, como é visto em outros cetáceos.
As baleias-azuis eram abundantes em quase todos os oceanos até o início do século XX. Por mais de 40 anos elas foram caçadas até a sua quase extinção. Felizmente, elas foram protegidas pela comunidade internacional em 1966. Um relatório de 2002 estimou haver de 5.000 a 12.000 baleias-azuis em todo o mundo.
Aparência
Baleias-azuis têm um corpo longo e geralmente são esbeltas. Sua cor azul-acinzentado aparece azul-claro sob a água, daí o seu nome: baleia-azul. O padrão de manchas é variável e pode ser usado para identificar indivíduos.
Baleias-azuis antárticas são geralmente maiores do que outras subespécies de baleias-azuis. Por exemplo, no Atlântico Norte e no Pacífico Norte as baleias-azuis podem crescer até cerca de 27 metros e pesam mais de 45 toneladas, mas, na Antártica, elas podem alcançar até cerca de 33 metros e chegam a pesar mais de 149 toneladas. Como muitas outras baleias, as baleias-azuis fêmeas são geralmente maiores que os machos.
Comportamento e dieta
Elas geralmente passam os verões se alimentando no Oceano Antártico e realizam longas migrações em direção às águas próximas à Linha do Equador à medida que o inverno chega.
Elas normalmente nadam a cerca de 8 km/h enquanto estão se alimentando e viajando, mas podem acelerar a mais de 32 km/h em rajadas curtas. Elas estão entre os animais mais barulhentos do planeta, emitindo uma série de pulsos e gemidos, e acredita-se que nas condições oceanográficas certas, sons emitidos por baleias-azuis podem ser ouvidos por outras baleias até 1.600 km de distância.
Os cientistas acham que elas usam essas vocalizações para se comunicar e, juntamente com sua excelente audição, talvez para navegar nas profundezas do oceano.
A dieta primária das baleias-azuis é o krill, pequenos animais parecidos com camarão, mas peixes e copépodes (pequenos crustáceos) podem ocasionalmente fazer parte da dieta da baleia-azul.
Quando as baleias-azuis caçam, elas filtram a alimentação nadando em direção a grandes cardumes de krill com a boca aberta e fechando a boca enquanto inflam suas pregas na garganta — uma vez fechadas, as baleias-azuis empurram a água presa para fora de sua boca com a língua e usam suas placas de baleen para manter o krill preso dentro.
Perguntas frequentes
As baleias-azuis são herbívoras, carnívoras ou onívoras?
As baleias-azuis são carnívoras, o que significa que comem outros animais.
Qual o predador da baleia-azul?
Os principais predadores das baleias-azuis são orcas e humanos.
Onde encontrar a baleia-azul?
É possível encontrar baleias-azuis principalmente no Oceano Antártico, onde elas vão se alimentar no verão do hemisfério sul.
Qual o nome científico da baleia-azul?
O nome científico da baleia-azul é Balsenoptera musculus.
Qual o tamanho da baleia-azul?
As baleias-azuis podem alcançar até cerca de 33 metros de comprimento.