Albert Einstein

SoCientífica

Albert Einstein mudou a concepção humana do tempo, espaço e universo com suas teorias da Relatividade Especial e Relatividade Geral, virando o pensamento científico e filosófico de cabeça para baixo. O físico publicou ambas as teorias, respectivamente, em 1905 e 1915. Ele contribuiu muito para o desenvolvimento da mecânica quântica e cosmologia, recebendo o Prêmio Nobel de Física em 1921 por sua explicação do efeito fotoelétrico. Seu trabalho é conhecido principalmente pela equação E=mc², que estabelece uma equivalência entre a matéria e a energia de um sistema.

Albert Einstein é, sem dúvida, um dos cientistas mais influentes do século 20. Seu trabalho continua a ajudar os astrônomos a estudar tudo, desde ondas gravitacionais até a órbita de Mercúrio. A equação E = mc² é famosa mesmo entre aqueles que não entendem sua física.

Einstein tentou, sem sucesso, unificar todas as forças do universo em uma única teoria, a Teoria de Tudo, na qual ele ainda estava trabalhando no momento de sua morte.

Biografia de Albert Einstein

Einstein nasceu em 14 de março de 1879 em Ulm, Alemanha, uma cidade com uma população de pouco mais de 120.000 habitantes. Há uma pequena placa comemorativa onde sua casa costumava estar (foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial). A família se mudou para Munique logo após seu nascimento, e depois para a Itália quando seu pai teve problemas para administrar seu próprio negócio. O pai de Einstein, Hermann, dirigia uma fábrica eletroquímica e sua mãe Pauline cuidava de Albert e sua irmã mais nova, Maria.

Einstein escreveria em suas memórias que duas “maravilhas” tiveram um efeito profundo em seus primeiros anos, de acordo com Hans-Josef Küpper, um especialista em Albert Einstein. O jovem Einstein encontrou sua primeira maravilha, uma bússola, aos cinco anos de idade: estava mistificado de que forças invisíveis poderiam desviar a agulha. Isto levaria a uma fascinação por toda a vida com forças invisíveis. A segunda maravilha veio aos 12 anos de idade, quando descobriu um livro de geometria que ele venerava, chamando-o de seu “livro sagrado de geometria”.

Ao contrário da crença popular, o jovem Albert era um bom estudante. Ele era excelente em física e matemática, mas era um estudante mais “moderado” em outras matérias, Küpper escreveu em seu site. Entretanto, Einstein se rebelou contra a atitude autoritária de alguns de seus professores e abandonou a escola aos 16 anos. Em seguida, ele fez um exame de admissão no Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique, e embora seu desempenho em física e matemática tenha sido excelente, suas notas em outras áreas foram ruins, e ele não passou no exame. O físico em início de carreira fez cursos adicionais para compensar a sua falta de conhecimento. Ele foi admitido no Instituto Federal de Tecnologia da Suíça em 1896, e em 1901 se formou como professor de física e matemática.

Entretanto, Einstein não encontrou um cargo de professor e começou a trabalhar em um escritório de patentes em Berna em 1901. Ali, entre a análise dos pedidos de patente, ele desenvolveu seu trabalho sobre a relatividade especial e outras áreas da física que mais tarde o tornaram famoso.

Em 1903, Einstein casou-se com Mileva Maric. Seus filhos, Hans Albert e Eduard, nasceram em 1904 e 1910. Einstein divorciou-se de Maric em 1919 e pouco tempo depois casou-se com Elsa Löwenthal. Löwenthal morreu em 1933.

Carreira acadêmica

A carreira de Einstein o levou a muitos países. Ele obteve seu doutorado na Universidade de Zurique em 1905, depois tornou-se professor em Zurique (1909), Praga (1911) e novamente em Zurique (1912). Ele então se mudou para Berlim para se tornar diretor do Instituto de Física Kaiser Wilhelm e professor na Universidade de Berlim (1914). Ele também se tornou um cidadão alemão.

Uma grande validação do trabalho de Einstein veio em 1919, quando Sir Arthur Eddington, Secretário da Royal Astronomical Society, liderou uma expedição à África para medir a posição das estrelas durante um eclipse solar total. O grupo descobriu que a posição das estrelas estava desligada devido à curvatura da luz ao redor do sol.

Einstein permaneceu na Alemanha até 1933, quando o ditador Adolf Hitler chegou ao poder. O físico renunciou então à cidadania alemã e se mudou para os Estados Unidos para se tornar professor de física teórica em Princeton. Ele se tornou cidadão americano em 1940 e se aposentou em 1945.

Einstein permaneceu ativo na comunidade física durante seus últimos anos. Em 1939, ele escreveu uma carta ao presidente Franklin D. Roosevelt alertando que o urânio poderia ser usado para uma bomba atômica.

No final de sua vida, Einstein engajou-se numa série de debates privados com o físico Niels Bohr sobre a validade da teoria quântica. As teorias de Bohr resistiram, e Einstein mais tarde incorporou a teoria quântica em seus próprios cálculos.

Nasceu em 14 de março de 1879, em Ulm, Württemberg, e morreu em 18 de abril de 1955, em Princeton, Nova Jersey.

« Retorne para a Enciclopédia
Compartilhar