É verdade que engolimos 8 aranhas por ano durante o sono?

Felipe Miranda
Imagem: Sleep Foundation

Um rumor que rola pela internet há anos apresenta como um fato estatístico a suposição de que engolimos 8 aranhas por ano durante nosso sono sem ao menos sabermos disso. Mas será que isso é apenas um boato ou realmente engolimos acidentalmente todo esse número de aranhas durante as noites?

A resposta, curta e direta é simples: isso é mentira. A crença é tão arraigada no imaginário popular que é simplesmente tida como fato. Em 1999, o “fato” foi apresentado pelo The Guardian em uma matéria com 50 itens de curiosidades. Portanto, a ideia de que engolimos 8 aranhas por ano durante nosso sono engana até mesmo jornalistas de grandes empresas.

É verdade que engolimos 8 aranhas por ano durante nosso sono?

Algumas pessoas acreditam piamente ter encontrado uma pata de aranha em sua boca após uma noite de sono, ou alguma outra evidência que indique um consumo involuntário do aracnídeo.

Entretanto, isso é algo bastante improvável, dado o comportamento das aranhas.

Há diversas aranhas que gostam de agir em áreas domiciliares. Portanto, elas estão sempre em contato com os humanos. Mas a forma como elas interagem conosco não é bem próxima. Elas devem sentir algum medo de se aproximar muito do ser humano.

A nossa cama não é um lugar que as aranhas comumente irão visitar em busca de alimentos. Suas presas são insetos e pequenos animais – itens que não devem marcar muita presença em sua cama.

“As aranhas nos consideram como se fossem uma grande rocha”, disse ao Scientific American Bill Shear, professor de biologia do Hampden-Sydney College, na Virgínia, e ex-presidente da Sociedade Americana de Aracnologia. ” Somos tão grandes que somos apenas parte da paisagem.”, diz Shear.

Portanto, não há nada de tão interessante ou atrativo em nós para as aranhas como há para os pernilongos, por exemplo. Na verdade, elas devem até mesmo sentir um pouco de medo do ser humano se mexendo, cheio de vibrações causadas pelas funções corporais, como a respiração e o batimento cardíaco, que podem parecer muito mais potentes para elas.

engolimos 8 aranhas por ano durante nosso sono
A nossa cama não é um ambiente muito agradável para as aranhas, já que estamos sempre nos mexendo. Imagem: Cris / Flickr

“As vibrações são uma grande fatia do universo sensorial das aranhas”, explica Rod Crawford, curador de aracnídeos do Museu Burke de História Natural e Cultura, em Seattle. “Uma pessoa adormecida não é algo que uma aranha se aproximaria de bom grado.”

E mesmo que seja tão improvável assim, muitos insistem que engolem aranhas durante o sono.

“Uma ou duas vezes por ano, alguém me diz que uma vez recuperou uma perna de aranha na boca”, conta Crawford.

“As pessoas me dizem que isso aconteceu com elas, mas jogaram (as provas) fora – descarregaram no vaso sanitário, normalmente”, diz Crawford.

Embora alguns especialistas concordem que isso poderia, ao acaso, ocorrer, é algo bastante difícil e totalmente aleatório. Se já é difícil que isso ocorra uma com uma pessoa uma vez, quem dirá oito vezes.

Origem da lenda

Uma história disseminada pela internet dizia que o rumor veio de um livro de um caso em particular. Em 1954, foi lançado um livro chamado Insect Fact and Folklore, ou Fatos sobre Insetos e Folclore, no português, e o livro traz essa informação. Em 1993, uma coluna jornalística citava o mito como um exemplo de uma mentira que a população aceita facilmente.

Entretanto, a informação não foi apresentada em nenhum momento no livro e a coluna também não existe. Logo, não engolimos 8 aranhas por ano durante nosso sono e não sabemos de onde veio essa crença nem as supostas informações com relação às possíveis origens da lenda.

Compartilhar