Um altar para o deus grego antigo Pã foi encontrado na parede de uma igreja bizantina, no norte de Israel. A descoberta para homenagear Pã é do segundo ou terceiro século depois da Era Comum. O pilar de basalto entrelaça o cristianismo primitivo com as crenças pagãs, segundo o autor Hannah Brown.
A inscrição pode ser conferida na íntegra e diz o seguinte: “Ateneon, filho de Sosipatros de Antioquia, está dedicando o altar ao deus Pã Heliopolitanus. Ele construiu o altar usando seu próprio dinheiro pessoal em cumprimento a um voto que fez”.
Heliopolitanus é um nome tipicamente relacionado com o deus grego Zeus. Um templo na cidade libanesa de Baalbek, homenageava uma versão conhecida por Júpiter, sendo que Júpiter também era uma das antigas formas pela qual Zeus era conhecido.
Pã Heliopolitanus pode ter sido um deus com aspectos de Pã e Zeus ou apenas um outro nome para o deus da selva. Além disso, escavação foi conduzida pelo pesquisador do Instituto de Arqueologia Zinman, Adi Erlich, da Universidade de Haifa. Segundo ele, a construção foi feita por “peregrinos vindos de longe”.
Ainda conforme Erlich, quem fez a inscrição “não era profissional”. Por mais que a pessoa tenha viajado uma longa distância, não conseguiu preparar a mensagem da melhor maneira. Afinal, teve que reduzir o tamanho das últimas letras e mesmo assim ultrapassou o espaço projetado da moldura.
Mais sobre a igreja onde o deus grego foi homenageado
A igreja onde o deus grego antigo foi homenageado foi construída onde antes ficava um templo Pã. Ele era retratado com pernas e chifres de uma cabra, por volta de 400 d.C. Menos de um século antes a região havia se tornado um importante centro cristão e contava com um bispo.
O templo ao ar livre para Pã ficava no Parque Nacional de Banias, que atualmente é conhecido por suas cachoeiras. Mas, naquela época, as quedas d’água já eram associadas a antiga divindade. E agora, as novas descobertas fazem parte dos esforços para conservar a arqueologia do país.
A igreja foi construída no estilo romano clássico, apresentando uma pequena piscina ao centro. Em seguida, os cristãos adicionaram pequenas cruzes no chão, formando um mosaico, que passou a ser um dos símbolos da religião. Erlich pensa que a igreja foi erguida para comemorar as interações entre Jesus e São Pedro.
Algumas correntes cristãs indicam que foi nesta região onde Jesus deu um novo nome ao apostolo conhecido anteriormente como Simão. Conforme o Evangelho de Mateus, Cristo disse a Pedro: “Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja … Dar-te-ei as chaves do reino dos céu”.