Descoberto pente antigo feito com crânio humano

Letícia Silva Jordão
Imagem: Mola

Cientistas identificaram que um antigo fragmento de pente é, na verdade, feito de crânio humano. O artefato foi encontrado durante as escavações feitas no sítio arqueológico em Bar Hill, na Grã-Bretanha, entre os anos de 2016 até 2018.

A descoberta foi feita enquanto a equipe de pesquisadores analisava mais de 200 mil artefatos encontrados no sítio arqueológico próximo a Cambridge, na Inglaterra.

Segundo os pesquisadores, o pente tem cerca de 2.000 anos, o que significa que ele é mais um artefato da Idade do Ferro

Este achado, que o Museu de Arqueologia de Londres (MOLA) indica ser “incrivelmente raro”, pode nos dizer mais sobre como as comunidades antigas lidavam com restos mortais humanos.

Antigo fragmento de pente era usado como amuleto

A principal aposta dos pesquisadores é que este antigo fragmento de pente não era utilizado para pentear os cabelos. Essa sugestão surge devido ao fato do artefato não mostrar nenhum sinal de desgaste. 

Ele, na verdade, possui um furo no formato de círculo no topo, o que faz os cientistas acreditarem que ele era utilizado como um amuleto, já que ele poderia ser adicionado a um cordão ou fincado nas roupas de uma pessoa.

“O pente de Bar Hill pode ter sido um objeto altamente simbólico e poderoso para os membros da comunidade local”, diz Michael Marshall, que atua como especialista em descobertas pré-históricas e romanas do MOLA.

Ele ainda completa dizendo que o fragmento pode ter usado o crânio de um importante membro da sociedade para ser esculpido.

Existem provas arqueológicas por toda a Europa que mostram que a cabeça humana era algo de extrema importância para as populações da Idade do Ferro. Indícios mostram que elas eram recolhidas e expostas em estradas em tempos de conflito como se fossem troféus.

Este antigo fragmento de pente pode ter sido feito para preservar a presença de uma pessoa importante da época através de seus ossos.

O pente pode representar uma tradição da época

A saber, a Idade do Ferro na Grã-Bretanha durou entre os anos de 750 a.c. até 43 d.c., sendo que o seu fim aconteceu quando os romanos invadiram a região.

Mas, enquanto ela durou, a Grã-Bretanha foi ocupada por povos tribais que estavam constantemente em guerra. Apesar disso, eles conseguiram construir enormes castelos e fortalezas nas colinas.

Nesse cenário, o antigo fragmento de pente pode representar uma tradição antiga que as comunidades da Idade de Ferro realizaram nesta região. Os cientistas acreditam nisso porque ele não foi o primeiro artefato de pente a ser encontrado próximo a Bar Hill.

Além dele, existem outros 2 pentes que remetem a mesma data e foram feitos de crânios humanos. O primeiro foi achado em 1970, ao norte de Bar Hill. Já o segundo foi escavado no início dos anos 2000 a 16 quilômetros ao sul de Bar Hill.

Enquanto isso, os pesquisadores ficam animados com essa notícia. Michael Marshall já relatou que “ser capaz de ver essas influências hiperlocais em grupos de pessoas que viveram há mais de 2.000 anos é realmente surpreendente.”

Compartilhar