Pesquisadores da RMIT University desenvolveram um método inovador para produzir hidrogênio diretamente da água do mar, sem a necessidade de dessalinização.
Essa descoberta tem o potencial de tornar a produção de hidrogênio verde mais barata e energeticamente eficiente, contribuindo para uma indústria de hidrogênio verdadeiramente sustentável.
Atualmente, a produção de hidrogênio é responsável por cerca de 830 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono por ano. O hidrogênio verde, produzido pela separação da água, é caro e representa apenas 1% da produção total de hidrogênio no mundo.
A nova técnica, detalhada em um estudo publicado na revista Small, promete tornar o hidrogênio verde mais acessível e competitivo com o hidrogênio de origem fóssil.
O processo desenvolvido pelos pesquisadores utiliza um tipo especial de catalisador, capaz de trabalhar especificamente com água do mar, consumindo pouca energia e operando à temperatura ambiente.
A equipe da RMIT University está colaborando com parceiros da indústria para desenvolver a tecnologia e planeja criar um protótipo de eletrolisador que combine uma série de catalisadores para produzir grandes quantidades de hidrogênio.
O novo método tem potencial para reduzir significativamente o custo dos eletrolisadores, possibilitando alcançar a meta do governo australiano de produção de hidrogênio verde a US$ 2 por kg.
Com mais desenvolvimento, essa técnica poderá impulsionar o estabelecimento de uma próspera indústria de hidrogênio verde na Austrália e, respectivamente, no mundo.