Flores têm o histórico de agradar não só a visão, mas também o olfato com seu cheiro suave. É o que se espera da maior flor do mundo, mas este parece não ser o caso.
Raramente vista, a flor Raflésia, como é conhecida, é nativa da Indonésia, vive somente por uma semana depois que brota, e pode alcançar um tamanho excepcional de 117 centímetros de diâmetro, com peso de até 10 quilogramas.
Esta, que é considerada a maior flor do mundo já registrada, é apenas uma de 5 flores esperadas para brotarem nas próximas semanas, segundo um relatório local que registrou o acontecido.
Segundo o DailyMail, este indivíduo é um dos maiores já registrados de sua espécie.
Além de seu tamanho peculiar, foi notado também que a flor cheira mal. Muito mal. Mas possui um motivo evolutivo.
Como o esperado: para atrair insetos. Enquanto alguns insetos são atraídos pela cor radiante de uma flor, outros são atraídos pelo olfato, como as moscas.
LEIA TAMBÉM: Fóssil de mosca lança luz sobre a origem da polinização por insetos
As moscas seguem o fedor e polinizam a flor. A flor tem pouco tempo de vida, então um cheiro mais agudo é fundamental para que insetos a encontrem no meio da floresta tropical.
Todas as plantas de Rafflesia cheiram a carne em decomposição, e esta espécie em particular tem um odor relativamente suave. Outras plantas do gênero podem crescer cada vez mais e uma, Rafflesia Arnoldii, inspirou a personagem Pokemon Vileplume, segundo o DailyMail.