Crocodilos têm a mordida mais forte já medida, mostram testes recentes

Milena Elísios
Um crocodilo do Nilo.

Pesquisas recentes relatam que crocodilos possuem a maior força de mordida já medida diretamente em animais vivos.

O paleobiólogo Gregory M. Erickson e seus colegas submeteram todas as 23 espécies vivas de crocodilos a um teste de mordida, no qual se destacaram os crocodilos de água salgada, suas mandíbulas foram capazes de bater com uma força de cerca de 1600 quilogramas!

LEIA TAMBÉM: Píton engole um enorme crocodilo australiano inteiro: confira as imagens

Leões, tigres e hienas tem uma força de mordida de aproximadamente 440 kg, você pode cortar um bife com uma força de 90 kg.

Essa pode não ser a maior força de mordida

Em 2018 um programa de computador estimou que um grande tubarão branco de 6,5 metros produziria aproximadamente 1800 kg de força de mordida, no entanto, esta estimativa nunca foi comprovada em testes diretos.

A pesquisa

A equipe passou inúmeras horas lutando com os répteis no Parque Zoológico de St. Augustine Alligator Farm, na Flórida, e fazendo com que mordessem um transdutor de força.

Para todas as espécies de crocodilos, o transdutor registrou um poder impressionante, sugerindo que todos os crocodiloformes possuem uma enorme força de mordida.

LEIA TAMBÉM: Tubarões foram flagrados compartilhando alimento com crocodilos

“É por isso que acho que foram tão bem sucedidos”, disse Erickson. “Eles se apoderaram de um design notável para produzir força de mordida e pressão para ocupar nichos ecológicos na beira da água por 85 milhões de anos, e nenhuma outra espécie evoluiu o bastante para que pudesse arrancar esses nichos deles.”

Competindo com o T-rex

“Além de explicar sobre os crocodilos vivos, os novos dados podem iluminar também os animais extintos nas raízes da árvore genealógica dos crocodilos”, disse Laura Porro, da Universidade de Chicago, que estuda jacarés vivos e modela a biomecânica de répteis extintos.

“Testamos vários crocodilos de água salgada de 5 metros”, declarou Erickson em suas pesquisas. “Se você escala os resultados em até 6 metros, obtém estimativas de até 3490 quilogramas, que é um valor muito próximo das estimativas de força de mordida do T. rex.”

LEIA TAMBÉM: Crocodilos vegetarianos viveram nos antigos cursos de água da terra

Pelos cálculos de Erickson, o extinto Deinosuchus, que chegava a medir 10,6 metros de comprimento, possuía uma força de mordida estimada em incríveis 10.400 quilogramas-força, muito superior as estimativas de mordida do T-rex de 7800 libras (aproximadamente 3.540 quilogramas).

FONTES: 

Femoral dimensions and body size of Alligator mississippiensis: estimating the size of extinct mesoeucrocodylians

The Biomechanics Behind Extreme Osteophagy in Tyrannosaurus rex

Crocodiles Have Strongest Bite Ever Measured, Hands-on Tests Show

Compartilhar