Conheça 3 espécies de tubarões-de-água-doce

Dominic Albuquerque
Alguns tubarões possuem uma fisiologia adaptada para a água doce. Imagem: Unsplash

São raros os tubarões-de-água-doce. Em todo o planeta, poucas espécies se encontram nessas águas, como em lagos e rios. Devido à falta de salinidade da água doce, é extremamente difícil para os tubarões que se desenvolveram em água salgada se adaptarem à água doce.

Contudo, há dois tipos de tubarões-de-água-doce, ou que conseguem sobreviver em água doce por um período de tempo devido às suas adaptações fisiológicas. O tubarão-cabeça-chata já foi visto nos rios Mississippi e Amazonas, a muitos quilômetros do oceano.

O tubarão-dente-de-lança também já foi visto em rios australianos, a quilômetros do mar. Outros tubarões que alternam entre água doce e salgada são o Carcharhinus borneensis e o tubarão-de-ganges. Outros tubarões conseguem sobreviver por um curto período, mas esses dois tubarões praticamente vivem na água doce.

Quais as espécies de tubarões-de-água-doce?

Ainda que o tubarão-cabeça-chata e o tubarão-dente-de-lança fiquem na água doce por um longo tempo, eles não são comuns em rios e lagos. A maior parte das células dos tubarões pode estourar e causar inchaço se o sal não ficar retido no corpo. Como resultado, muitas espécies marinhas de tubarões afundam no fundo dos lagos de água doce.

A habilidade de algumas espécies de armazenar sal, assim como reciclá-lo dentro do corpo, significa que esses os tubarões-de-água-doce conseguem visitar lagos e rios pelo planeta devido a sua capacidade de retenção de sal. Ainda que algumas espécies consigam viver em água doce, eles passam a maior parte do tempo no oceano.

Contudo, o tubarão-cabeça-chata e o tubarão-dente-lança conseguem sobreviver na água doce por um período mais longo devido às mudanças fisiológicas em seus corpos.

As espécies mais comuns de tubarões-de-água-doce

Tubarão dente-de-lança

Glyphis
O tubarão-dente-de-lança se chama assim devido aos dentes afiados em sua mandíbula inferior.

Essa espécie é capaz de nadar tanto em água salgada como doce. Ela só é encontrada nos leitos de rios tropicais e estuários de fluxo rápido no norte da Austrália, Papua Nova Guiné e Papua Ocidental.

Para conservar energia quando estão se alimentando de peixes e invertebrados, eles se aproveitam das ondas do oceano para movê-los rio acima. Essa espécie possui uma cabeça larga, focinho achatado e olhos pequenos.

Na mandíbula superior e inferior, eles têm cerca de 29 fileiras de dentes. Os dentes superiores são largos e serrados, enquanto os inferiores são pequenos e com formato de lança, sendo essa a origem do seu nome.

Tubarão-de-ganges

snowscat 7e2QqKKOYak unsplash
Rio Ganges, na Índia. Imagem: Unsplash

Uma das espécies sob maior risco de extinção no mundo, o tubarão-de-ganges é encontrado nos rios Brahmaputra, Mahanadi, Hooghly e Ganges, na Índia. Esse tipo de tubarão é conhecido como um dos tubarões-de-água-doce, e só se encontra nesse tipo de ambiente.

Eles possuem uma coloração acinzenta ou marrom. Devido à baixa visibilidade do seu habitat, eles têm olhos relativamente pequenos, além de suas duas barbatanas frontais sem espinhos, bem como um focinho largo e esférico.

Como esses tubarões são extremamente raros, e seus dentes são feitos especificamente para rasgar peixes, não mamíferos, é improvável que eles ataquem humanos.

Tubarão-cabeça-chata

tubarões que vivem em água doce
O tubarão-cabeça-chata consegue viver em água doce e salgada.

Ataques contra pessoas pelo tubarão-cabeça-chata já foram registrados, e eles estão presentes pelo planeta tanto em água doce como salgada. Como é um tubarão que consegue se desenvolver na água doce ou salgada, ele se torna um dos tubarões mais distintos do mundo.

Não é incomum encontrar esse tubarão em locais onde as pessoas acreditam que não há nenhum risco. Ele é um dos tubarões-de-água-doce mais comuns em lagos, devido à sua capacidade de nadar milhares de quilômetros rio acima.

É comum que eles confundam nadadores com comida quando em águas rasas, locais onde humanos costumam ir. Devido à falta de características distintas, pode ser difícil distingui-lo de outros tubarões. Por isso, ele é frequentemente confundido com o grande tubarão-branco e com o tubarão-de-ganges.