Como reciclar vidro: aprenda a ressignificá-lo

Daniela Marinho
Como reciclar vidro. Imagem: Canva

O vidro é um material amplamente utilizado, seja na forma de garrafas de bebidas, frascos de medicamentos, janelas e muito mais. É um material resistente e reciclável, mas muitas vezes as pessoas não sabem como reciclar vidro corretamente. Além disso, a maioria dos tipos de vidro pode ser reciclada diversas vezes sem perder a qualidade.

Reciclagem do vidro

O vidro é feito de materiais como areia, carbonato de sódio, calcário e “caco de vidro”, o mesmo que vidro reciclado pronto para forno. Uma das vantagens da reciclagem desse material é a baixa quantidade de energia para o derretimento.

De acordo com o Glass Packaging Institute, o vidro reciclado pode substituir até 95% das matérias-primas, o que pode reduzir significativamente as emissões de carbono e o lixo em aterros sanitários, até mesmo porque o vidro reciclado é sempre incluído em novos produtos de vidro.

Desse modo, a reciclagem do vidro é extremamente positiva para o meio ambiente, visto que o material pode levar até 1 milhão de anos para se decompor de forma natural; assim, saber como reciclar vidro é um fator preponderante no que diz respeito à redução de resíduos.

A reciclagem do vidro é um processo relativamente simples, mas é importante que o vidro seja separado de outros materiais, como plástico e metal, para que possa ser reciclado corretamente. O vidro reciclado pode ser utilizado para produzir novos produtos de vidro, atendendo a necessidade de matérias-primas virgens.

Quais tipos de vidro podem ser reciclados?

A maioria dos tipos de vidro pode ser reciclada, incluindo garrafas, frascos e recipientes. No entanto, é importante lembrar que nem todos os tipos de vidro são iguais e podem ter diferentes pontos de fusão. Por isso, é recomendado que o vidro seja separado antes de ser reciclado.

Cerca de 18% do vidro que é enviado para as usinas de reciclagem tem origem na indústria de alimentos e bebidas.

Conforme dados da Universidade de Stanford, o vidro corresponde a 5% dos resíduos gerados nos Estados Unidos e o processo de reciclagem é bastante utilizado para reduzir o consumo de novos recursos. A reciclagem de uma tonelada de vidro pode economizar 1.330 libras de areia, 433 libras de soda, 433 libras de calcário e 151 libras de feldspato, que seriam usados ​​na produção de novos produtos de vidro.

Vidro que não pode ser reciclado

Como reciclar vidro
Como reciclar vidro. Imagem: Canva

Outro aspecto envolvido em saber como reciclar vidro é conhecer os tipos que não podem passar por esse processo. Embora a maioria dos tipos de vidro possa ser reciclada, há alguns que não podem, como espelhos, vidros temperados e lâmpadas. Esses itens geralmente contêm outros materiais que os tornam inadequados para reciclagem. Contudo, muitos fabricantes estão trabalhando para encontrar maneiras de reciclar esses tipos de vidro.

Ademais, o vidro precisa ser classificado por meio de um processo de composição de cores para remover os contaminantes. Dessa maneira, diferentemente das garrafas e potes transparentes comuns, certos produtos de vidro, tais como janelas, pratos para forno, pirex e espelhos, são fabricados de forma distinta, o que impossibilita seu descarte para reciclagem junto aos demais objetos de vidro.

Portanto, itens com vidro fosco, chapa, vidro, pirex, espelhos e cerâmica são considerados contaminantes e fazem com que toda uma carga de reciclagem de vidro seja rejeitada.

Formas de reutilizar o vidro

Além de saber como reciclar vidro, ressignificá-lo é uma estratégia inteligente, pois o material também pode ser reutilizado de outras maneiras. Uma opção é usar garrafas de vidro como vasos para plantas, recipientes para alimentos ou como decoração em casa. Também é possível transformar garrafas de vinho em luminárias exclusivas e diversos outros tipos de arte.

Como reciclar vidro: itens coloridos podem ser reciclados?

Sim, o vidro colorido pode ser reciclado. No entanto, é importante separar o vidro por cor para que possa ser reciclado corretamente. Isso ocorre porque diferentes núcleos de vidro têm diferentes pontos de fusão, o que pode afetar a qualidade do vidro reciclado.

Pode reciclar vidro quebrado?

Sim, o vidro quebrado pode ser reciclado, mas é importante que seja embalado e transportado com cuidado. Isso ocorre porque o vidro quebrado pode ser perigoso para o trabalhador que recicla o material.

Vidro fosco pode ser reciclado?

Não, pois o efeito fosco é criado usando produtos químicos que podem contaminar o fluxo de reciclagem.

Compartilhar