Connect with us

Hi, what are you looking for?

Física & Química

Como cozinhar um ovo perfeito segundo a ciência

(Congerdesign/Pixabay)

Como cozinhar um ovo? Coloque-o em água fervente e aguarde alguns minutos. Simples, não acha? Nem tanto.

Há alguns truques inteligentes: por exemplo, para facilitar a descasca de um ovo, você pode adicionar vinagre à água fervente, ou quebrar um ovo cozido e mergulhá-lo em água fria por um tempo para que a água penetre entre a clara e a casca e esta última seja mais fácil de separar. Mas o principal é o tempo de cozimento. Em ovos sobreaquecidos em água quente você pode obter uma película de sulfeto esverdeada e desagradável, que se forma quando o superaquecimento libera a proteína ligada ao enxofre e que reage com os sais de ferro contidos na gema.

Do ponto de vista físico, cozinhar ovos é um processo bastante complicado. O estado agregado da gema e da clara no final do cozimento é afetado por muitos fatores: a temperatura da água na imersão e a velocidade de ebulição, a temperatura inicial dos ovos (que varia dependendo se você armazena os ovos no refrigerador ou à temperatura ambiente), a altura de sua cozinha acima do nível do mar (isso afeta a temperatura de ebulição da água; nas montanhas será mais baixa e o cozimento levará mais tempo).

Continua depois da publicidade

Equação de Charles Williams te mostra como cozinhar um ovo perfeito

Você pode levar a maioria destes fatores em consideração manualmente usando uma equação montada pelo físico Charles Williams da Universidade de Exeter.

Equação de Charles Williams.

t é o tempo de cozimento, m é a massa, K é o coeficiente de transferência de calor do ovo, e ywr é a relação da massa da gema com a proteína. Você também precisa saber exatamente a temperatura do ovo (Tegg) e a temperatura da gema (T), além de possuir os logaritmos.

Se você deixou logaritmos na escola e quer ovos cozidos e moles, você pode usar esta calculadora online. Para os cálculos você precisa de uma balança de cozinha assim como saber a altitude em que você está.

Continua depois da publicidade
Da Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.


Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...