Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Como a temperatura determina o sexo das tartarugas?

Foto: Mark Sullivan / NOAA

O gênero da maioria dos répteis é determinado depois da fertilização, diferentemente dos mamíferos que dependem dos cromossomos X e Y. A temperatura de incubação dos ovos irá determinar se o filhote será macho ou fêmea.

As tartarugas marinhas, por exemplo, colocam em torno de 100 ovos por desova, esses ovos são incubados em um ninho na areia da praia, escavado pela própria fêmea que colocou os ovos. Após a desova, a tartaruga fêmea volta para o mar e os ovos são incubados sozinhos por uma média de 60 dias.

Temperaturas de incubação em torno de 27,7°C apresentarão filhotes machos, enquanto temperaturas médias de 31°C eclodirão filhotes fêmeas.

Se a temperatura variar durante o desenvolvimento das tartarugas, os sexos dos filhotes serão mistos. Ainda não se sabe como funciona o registro da temperatura e sua transmissão para o desenvolvimento do sexo das tartarugas.

No entanto, um novo estudo esclarece melhor esse fenômeno.

É tudo questão de gene…

Tartaruga-de-orelha-vermelha (Foto: Greg Hume)

Pesquisadores estudaram a tartaruga-de-orelha-vermelha e seus ovos em laboratório e conseguiram monitorar seu desenvolvimento de perto.

Eles identificaram que um dos genes responsáveis na determinação do sexo de tartarugas, o Kdm6b, é capaz de promover o desenvolvimento de tartarugas do sexo masculino. No entanto, o gene só era expresso, ou seja, transcrito em proteína, quando as temperaturas de incubação eram mais frias. Em temperaturas mais elevadas, o gene não era expresso.