Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Comer apenas meio ovo com gema por dia pode aumentar o risco de morte

Uma nova pesquisa publicada na revista PLOS ONE, mostrou que comer apenas meio ovo por dia já aumenta o risco de morte em 7%.

Comer apenas meio ovo por dia aumenta o risco de morte
(Trang Doan / Pexels)

Sejam cozidos, fritos, mexidos ou na forma de omelete, os ovos estão no gosto da população de todo o globo. Mas, uma nova pesquisa publicada na revista PLOS ONE, mostrou que comer apenas meio ovo por dia já aumenta o risco de morte em 7%.

De baixo custo e rico em proteínas, vitaminas e minerais, os ovos são considerados um suplemento dietético saudável há muito tempo. Mas ligação entre os ovos e a saúde também tem sido muito debatida por autoridades em saúde.

O estudo

A equipe de pesquisa aplicou um questionário a mais de meio milhão de pessoas entre 1995 e 1996 e os acompanharam por cerca de 16 anos. 

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Segundo o estudo, 129.328 pessoas que preencheram o formulário original morreram. A causas de morte variam entre doenças cardiovasculares e câncer.

Os pesquisadores perguntaram aos participantes quanto colesterol eles tinham como parte de sua dieta além dos ovos e descobriram que aqueles que têm 300 miligramas adicionais de colesterol por dia tinham 19% mais probabilidade de morrer nos próximos 16 anos.

Mortes especificamente por câncer e doenças cardiovasculares aumentaram em 24 e 16 por cento, respectivamente.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Ovo cozido
(RitaE / Pixabay)

Por que comer apenas meio ovo por dia já aumenta o risco de morte?

Segundo os pesquisadores, esse aumento na mortalidade de pessoas que consomem maiores quantidades de ovos está relacionado ao colesterol. Colesterol é um lipídio necessário ao organismo, ele é um tipo de gordura que faz parte da estrutura das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Ele é essencial para o funcionamento destas células.

Aproximadamente 70% do colesterol é produzido pelo nosso organismo, enquanto que os outros 30% vem da nossa alimentação. Ao consumir grandes quantidades de alimentos ricos em gordura, o nosso fígado acaba produzindo mais colesterol do que o normal. Essa produção adicional significa que elas vão de um nível normal de colesterol para um que não é saudável. E tanto as taxas de colesterol muito altas quanto as muito baixas são perigosas à saúde.

A clara do ovo de uma galinha médio-grande não tem quantidade significativa de colesterol, mas a gema tem cerca de 186 mg. Além disso, a forma de consumo pode aumentar ainda mais os níveis de colesterol presentes no alimento. O simples ato de fritar o ovo pode aumentar o teor de gordura em cerca de 50%.

Comer apenas meio ovo por dia
Comer apenas meio ovo por dia já aumenta o risco de morte. (Jenna Hamra no Pexels)

“Nossos resultados sugerem limitar a ingestão de colesterol e substituir os ovos inteiros por claras / substitutos ou outras fontes alternativas de proteína para melhorar a saúde cardiovascular e a sobrevivência a longo prazo”, afirmam os autores do estudo.


+Leia mais

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Como cozinhar um ovo perfeito segundo a ciência
O que é jejum intermitente? Novo estudo tenta mostrar suas desvantagens
Dieta do ovo cozido: realmente funciona para perda de peso?


Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Espaço

Trouxemos uma pequena seleção das mais belas fotos da superlua que iluminou os céus esta semana. Confira agora mesmo.