Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Cientistas extraem DNA de inseto preso em âmbar

amostras de resina
Amostras de resina das árvores Hymenaea em Madagascar com besouros ambrosia incrustados. (Georg Oleschinski / Universität Bonn)

Pela primeira vez, cientistas extraíram com sucesso o material genético de insetos em velhas amostras de uma resina fóssil amarela.

O DNA – em particular, de animais extintos – é uma ferramenta importante na identificação de espécies.

No futuro, os cientistas e pesquisadores planejam usar seus novos métodos em inclusões de resinas mais antigas também.

A tentativa bem-sucedida foi realizada pela cientista Dra. Monica Solórzano-Kraemer, do Instituto de Pesquisa Senckerberg e Museu de História Natural, junto aos autores principais David Peris e Kathrin Janssen da Universidade de Bonn e outros colegas da Espanha e Noruega.

Resina fóssil amarela âmbar

O estudo atual pretende determinar por quanto tempo o DNA de insetos contidos em materiais resinosos pode ser preservado.

mais amostras

Para isso, o autor principal Dr. David Peris e seus colegas examinaram o material genético dos besouros da ambrosia que ficaram presos na resina das árvores âmbar (Hymenaea) em Madagascar.

Até o momento, testes semelhantes de inclusões em âmbar de vários milhões de anos falharam, uma vez que os impactos ambientais mais recentes causaram mudanças significativas no DNA dos insetos embutidos. Ou mesmo o destruíram.