Cientistas encontram ovos de dinossauro no interior de São Paulo

Mateus Marchetto
Imagem: William Nava/Instagram

O sítio paleontológico Parque dos Girassóis fica na cidade de Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Já em 2020, uma equipe de pesquisadores descobriu uma ninhada de crocodilos pré-históricos no local. Agora, contudo, os mesmos paleontólogos anunciam a descoberta de ovos de dinossauro no mesmo sítio.

O paleontólogo William Roberto Nava, também diretor do Museu de Paleontologia de Marília, identificou juntamente à sua equipe os cinco ovos de dinossauro. Nava divulgou a descoberta ao G1 e à TV fronteira no dia 26 de dezembro de 2021.

De acordo com o especialista, os ovos datam entre 65 e 80 milhões de anos atrás, no auge do período Cretáceo. Todavia, ainda não foi possível identificar a espécie ou mesmo o gênero dos dinossauros em questão. Nava afirma, contudo, que o dino era um terópode: um carnívoro bípede – como os tiranossauros.

Após a descoberta de uma ninhada de crocodilomorfos também do Cretáceo, no mesmo local, a equipe continuou escavando em busca de novas evidências. Após encontrarem cascas, os paleontólogos descobriram os cinco ovos consideravelmente maiores que os de crocodilo.

“Os ovos são um pouco maiores do que os de crocodilomorfo, têm a casca mais grossa, e a textura da casca é diferente de crocodilomorfo. Então, estamos associando esses ovos maiores, que são cinco, a alguma espécie de dinossauro terópode, ou seja, um dinossauro carnívoro que viveu nesse ponto e o usou milhões de anos atrás pra postura desses ovos, ao lado dos crocodilomorfos. Então, é também uma descoberta muito importante,” diz Nava ao G1.

paleontologia sitio escavacao interior sp 03012022155448863
Imagem: Museu de Paleontologia de Marília / Facebook

Estudando os novos ovos de dinossauro

Apesar da descoberta dos cinco ovos, nenhum fóssil de um animal adulto foi encontrado no local. Nem sequer uma evidência que pudesse identificar estes dinos. Assim, a equipe de pesquisa de Nava precisará realizar alguns estudos em laboratório para determinar a espécie destes dinos.

A descoberta agrega ainda a uma pesquisa chinesa recente que identificou um dos ovos de dinossauros mais conservados já descobertos. O ovo conservava boa parte do embrião também fossilizado e mostrava uma postura característica de aves no filhote não-nascido.

É provável que os ovos de Presidente Prudente não estejam, no entanto, tão conservados como o descoberto na China. Ainda assim, a descoberta ressalta a importância do Parque dos Girassóis, uma área protegida pela Prefeitura de Presidente Prudente.

Os ovos de dinossauros e crocodilos, ainda, estavam no mesmo nível topográfico e a poucos metros de distância entre si. Ou seja, os animais provavelmente usavam o local de forma concomitante para botar seus ovos.

Acontece que as ninhadas devem ter sido soterradas de forma rápida e abrupta, provavelmente há 65 milhões de anos. Esse soterramento conservou os ovos e deixou o registro para a descoberta de mais um possível novo dino brasileiro.

Compartilhar