Ovo com dinossauro é um dos mais preservados já encontrados

Mateus Marchetto
Imagem: Wang Dongming/China News Service via Getty Images

Há 20 anos, pesquisadores descobriram um fóssil na cidade de Ganzhou, na China. À época, a empresa chinesa Yingliang Group comprou o fóssil – ainda nem identificado – e o guardou para a construção do Yingliang Stone Nature History Museum. Todavia, agora pesquisadores identificaram que o fóssil é um ovo de dinossauro, e um dos mais preservados já encontrados.

Como relata a nova pesquisa, publicada no periódico iScience, o pequeno ovo continha praticamente todos os ossos de um pequeno oviraptorosauro. Estes últimos são uma discreta ordem de dinossauros chamada Oviraptorosauria, que inclui os famosos oviraptores, ou “ladrões de ovos” (apelido falsamente atribuído aos bichos).

De acordo com os autores, ovos preservados de dinossauros, de forma geral, são bastante escassos. Para os oviraptorosauros, a história não é muito diferente, mesmo que os primeiros fósseis destes animais tenham sido descobertos junto com ninhos. Ainda assim, os oviraptorosauros são os dinos com mais registros fósseis de seus ovos, mesmo com poucas espécies identificadas.

Assim, o ovo alongado, com um formato quase retangular, conserva reminiscências das articulações do filhote, e tem aproximadamente 66 milhões de anos de idade. Além do estado de conservação extremamente raro, o ovo de dinossauro apresenta ainda outra característica importante: a postura.

4 artist s reconstruction of baby oviraptorid in its egg copyright julius csotonyi web
Imagem: Julius Csotonyi

A postura dentro do ovo do dinossauro se conserva nas aves

As aves que conhecemos hoje são descendentes, ao que tudo indica, de uma subordem de dinossauros comumente chamados de terópodes. Isso vem sendo proposto já há décadas devido a diversas semelhanças entre aves e dinossauros como os velociraptors ou tiranossauros.

O ovo do dinossauro recém-estudado mostra agora mais uma semelhança que reforça esse parentesco entre aves e dinos. Acontece que o filhote do oviraptorosauro tinha uma postura característica que acontece com praticamente todas as aves.

O corpo do bicho estava dobrado, mais ou menos no formato de um “C”, com a cabeça e o pescoço sobre a barriga e a cauda. Essa postura, também chamada de postura de dobra (do inglês, tucking posture) é essencial para que as aves consigam quebrar a casca do ovo e o filhote se liberte.

211221063521 02 baby dinosaur fossil egg restricted exlarge 169
Imagem: Darla Zelenitsky via CNN

Em algumas aves, ainda, é possível observar o bico do ovo. Essa estrutura é um pequeno espinho na parte de cima do bico do filhote que serve justamente para perfurar a casca. Aparentemente, portanto, os terópodes tinham uma postura igual dentro de seus ovos.

Compartilhar