Cientistas conseguiram construir fábricas microbianas, baseadas em gotículas, que produzem hidrogênio em vez de oxigênio quando expostas à luz do dia.
Fábricas de células produzem gás hidrogênio
A equipe internacional, composta por membros da Universidade de Bristol e do Instituto de Tecnologia de Harbin, publicou os resultados na Nature Communications.
Normalmente, as células de algas fixam dióxido de carbono e produzem oxigênio por fotossíntese. No entanto, o estudo da equipe usou gotículas de açúcar cheias de células vivas de algas para gerar hidrogênio, em vez de oxigênio, por fotossíntese.
A vantagem disso é que o hidrogênio é um combustível neutro para o clima. Muitos estão estudando formas viáveis de produzir esse gás para geração de energia. Mas o problema é que, para produzir hidrogênio, é necessária muita energia.
A pesquisa usou cerca de dez mil células de algas em cada gota. Dessa forma, cerca de um quarto de milhão de fábricas de micróbios poderiam ser preparados em apenas um mililitro de água. O hidrogênio é produzido por meio da enzima hidrogenase.
Embora ainda precise de mais desenvolvimento, a importância da pesquisa é enorme. Esse pode ser um grande passo para a geração futura de energia por meio do hidrogênio – um método sustentável e limpo.
O professor Xin Huang, um dos autores do estudo, disse que a metodologia é fácil e capaz de aumentar a escala sem prejudicar a viabilidade das células vivas. “O método também parece flexível”, disse ele, “por exemplo, recentemente capturamos um grande número de células de levedura e utilizamos para a produção de etanol.”
Mais sobre o gás H2
O hidrogênio (H2) é um gás incolor, inodoro e insípido em condições normais de pressão e temperatura. Ao reagir com oxigênio, os únicos produtos são então calor e água.
Cientistas e engenheiros têm tentado maneiras de gerar energia a partir do hidrogênio. De várias maneiras, o hidrogênio é um combustível perfeito. É um gás eficiente, limpo e não causador do efeito estufa. Além disso, não é tóxico.
O H2 tem sido vislumbrado então como uma forma de reduzir a nossa dependência do petróleo e as emissões dos gases do efeito estufa.
A principal forma de gerar energia através desse gás é por meio das chamadas células combustível. Mas também há outras aplicações. Por exemplo, algumas vezes, motores de combustão interna utilizam o gás H2.
Com informações da Phys.org. Você pode conferir o artigo aqui.