A cidade de Bath fica no sudoeste da Inglaterra, e não recebeu seu nome a toa. A região foi famosa durante, ainda durante o Império Romano, pelas suas termas. Ademais, arqueólogos acabam de encontrar um caixão romano com dois esqueletos em sítios de escavação na cidade.
A cidade recebeu, ainda, um templo entre os anos de 60 e 70 A.C para a deusa Sulis e se tornou um ponto religioso para os romanos. Acreditava-se, indicam evidências, que as águas das nascentes em Bath teriam propriedades curativas. Em 1987, ainda o sítio arqueológico foi nomeado patrimônio mundial pela UNESCO.
Contudo, o que realmente chama a atenção para a nova descoberta é a conservação do caixão, além da presença de dois esqueletos. De acordo com entrevistas dos autores da descoberta ao site Ancient Origins, encontrar um esqueleto dentro de um caixão romano é um evento raro. Encontrar dois, então, é um “destaque de carreira”, segundo Kelly Madigan, uma das responsáveis pela descoberta.
O caixão de calcário foi provavelmente um sarcófago que continha os restos cremados dos dois indivíduos. Além do mais, o compartimento tem aproximadamente 2 metros de comprimento, 60 cm de largura e 50 cm de profundidade.
Oferendas no caixão romano
Além dos dois indivíduos, o caixão romano possuía ainda diversos objetos. Um deles sendo uma jarra, potencialmente contendo alimentos como oferenda para os deuses. Além do mais, o caixão abrigava contas azuis e vermelhas.
Os dois esqueletos, ademais, estavam em posições diferentes: um deitado de bruços ao longo do caixão, enquanto o outro estava aos pés do primeiro.
A descoberta foi ainda mais impressionante pelo acaso. Isso porque originalmente os arqueólogos estavam escavando uma parede romana nas bordas do cemitério de Bathwick. Após começar as escavações, os pesquisadores encontraram os indícios do caixão romano logo abaixo.
Império Romano na Inglaterra
Entre 43 e 410 A.C, o Império Romano se estabeleceu na região que hoje forma a Inglaterra. Ambos britânicos e romanos travaram guerras sangrentas até que a cultura mista fosse estabelecida. As Guerras da Gália, por exemplo, resultaram na morte de 10% de toda a população britânica à época.
Por essa cultura diversa, aliás, a Inglaterra fora um dos pontos do Império onde o paganismo prosperava, o que também corrobora com as supostas oferendas do caixão romano recém-descoberto.