Barco de 4.000 anos encontrado perto da cidade de Uruk

Milena Elísios
Imagem: Julia Nador

Arqueólogos da Missão Alemã Iraquiana do Conselho Estadual de Antiguidades e do Departamento do Oriente, do Instituto Arqueológico Alemão, escavou um barco de 4.000 anos perto da antiga cidade de Uruk.

Uruk, também conhecida como Warka, foi uma antiga cidade da Suméria (e mais tarde da Babilônia), situada no antigo canal seco do rio Eufrates.

Uruk desempenhou um papel de liderança no início da urbanização da Suméria em meados do quarto milênio AEC, emergindo como um importante centro populacional até ser abandonada pouco antes ou após a conquista islâmica de 633-638 EC.

Um barco de 4.000 anos

O barco foi descoberto pela primeira vez durante um estudo dos arredores de Uruk-Warka em 2018, onde foi documentado fotogrametricamente, no entanto, a ameaça do tráfego rodoviário perto do local levou a uma escavação de resgate para preservar os restos mortais.

Construído a partir de junco, folhas de palmeira e madeira, o barco foi revestido com betume, substância produzida pela destilação do petróleo bruto conhecida por suas propriedades impermeabilizantes e adesivas.

Medindo 7 metros de comprimento e 1,4 metros de largura, o contexto arqueológico mostra que o barco afundou nas margens de um rio há cerca de 4 mil anos e ficou soterrado em camadas de sedimentos.

Ele foi levado ao Museu do Iraque, em Bagdá, para estudo científico e conservação, conforme a lei de antiguidades iraquiana dita.

Compartilhar