Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

3 maneiras de aumentar a imunidade do seu corpo

3 maneiras de aumentar a imunidade
Aumente a imunidade de seu corpo. Imagem: Unsplash

Aumentar a imunidade do corpo é evitar doenças. E, embora seja mais fácil falar do que seguir dicas de como reforçar a defesa natural do corpo, mudanças na dieta e estilo de vida podem fortalecer essas defesas e ajudá-lo a combater patógenos nocivos ou organismos causadores de doenças.

Por isso, aqui estão 3 dicas para fortalecer sua imunidade naturalmente.

Siga estas 3 dicas para aumentar a imunidade de forma natural

1 – Durma o suficiente

Sono e aumentar a imunidade estão intimamente ligados. Na verdade, o sono inadequado ou de má qualidade está relacionado a uma maior suscetibilidade de doenças.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Em um estudo com 164 adultos saudáveis, aqueles que dormiam menos de 6 horas por noite eram mais propensos a pegar um resfriado do que aqueles que dormiam 6 horas ou mais por noite. Portanto, o descanso adequado pode fortalecer sua imunidade natural.

pessoa dormindo
(imagem: unsplash)

Além disso, você pode dormir mais quando estiver doente para permitir que seu sistema imunológico lute melhor contra a doença. Os adultos devem ter o objetivo de dormir 7 ou mais horas por noite, enquanto os adolescentes precisam de 8 a 10 horas e as crianças mais novas e bebês precisam dormir até 14 horas.

Caso você tenha problemas para dormir, tente limitar o tempo no celular em uma hora antes de ir para a cama, pois a luz azul emitida pelo telefone e até mesmo pela TV e o computador pode atrapalhar seu ritmo circadiano ou ciclo natural de vigília-sono do seu corpo.

Outras dicas de higiene do sono incluem dormir em um quarto completamente escuro ou usar uma máscara de dormir, ir para a cama no mesmo horário todas as noites e fazer exercícios regularmente.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Dormir bem sempre foi uma das melhores formas de aumentar a imunidade.

2 – Coma alimentos vegetais inteiros

vegetais
(imagem: Unsplash)

Os alimentos vegetais inteiros como frutas, vegetais, nozes, sementes e leguminosas são ricos em nutrientes e antioxidantes que têm a possibilidade de dar uma vantagem contra patógenos nocivos. Então, os antioxidantes nesses alimentos ajudam a diminuir a inflamação.

Além de combater compostos instáveis chamados radicais livres, que podem causar inflamação quando se acumulam em seu corpo em níveis elevados. A inflamação crônica está ligada a várias condições de saúde, incluindo doenças cardíaca, Alzheimer e certos tipos de câncer.

Enquanto isso, a fibra dos alimentos vegetais alimenta o microbioma intestinal ou a comunidade de bactérias saudáveis no intestino. Por sua vez, um microbioma intestional robusto pode aumentar a imunidade e ajudar a impedir que patógenos prejudiciais entrem em seu corpo através do trato digestivo.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Portanto, frutas e vegetais são ricos em nutrientes como vitamina C e reduzem a duração de um resfriado comum.

3 – Coma mais gorduras saudáveis

salmão
(imagem: Unsplash)

As gorduras saudáveis, como as encontradas no azeite e no salmão, podem aumentar a imunidade do corpo aos patógenos, diminuindo a inflamação. Embora a inflamação de baixo nível seja uma resposta normal ao estresse ou a alguma lesão, a inflamação crônica suprime seu sistema imunológico.

Logo, o azeite de oliva (altamente antiinflamatório) está associado a uma redução do risco de doenças crônicas como doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Ainda mais, suas propriedades antiinflamatórias ajudam o seu corpo a combater bactérias e vírus nocivos que causam as doenças. E os ácidos graxos ômega-3, como o das sementes de salmão e chia, também combatem a inflamação.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...