Um asteroide passará a cerca de 2 milhões de km do planeta Terra, neste domingo (21/3), em uma velocidade de 124.000 km/h, informou a Agência Espacial Americana, a Nasa.
Batizado de 2001 FO32, o astro foi descoberto este mês e tem menos de 1 quilômetro de diâmetro.
Apesar de não haver ameaça de colisão com o planeta agora ou, até mesmo, nos próximos séculos, o asteroide é descrito pela Nasa como “potencialmente perigoso”, uma vez que a distância de 2 milhões de km é considerada próxima, em termos astronômicos.
A alta velocidade que passará o astro se deve, segundo a agência espacial, à órbita altamente inclinada e alongada (ou excêntrica) ao redor do Sol.
“Uma órbita que está inclinada 39 graus em relação ao plano orbital da Terra. Esta órbita leva o asteroide para mais perto do Sol do que Mercúrio e duas vezes mais longe do Sol do que Marte”, explica a Nasa.
O encontro será uma oportunidade para astrônomos obterem informações mais precisas sobre o 2001 FO32.
“Atualmente pouco se sabe sobre este objeto, então o encontro muito próximo oferece uma excelente oportunidade de aprender muito sobre este asteroide”, assinalou o cientista Lance Benner, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.
O astro será o maior a passar tão perto do planeta Terra neste ano. A última aproximação de um grande asteroide ocorreu em 29 de abril de 2020, com o 1998 OR2.
Este artigo foi originalmente publicado pelo Metrópeles, parceiro da SoCientífica.