Assista: vídeo mostra lançamento histórico de astronautas pela SpaceX

Felipe Miranda
(Créditos da imagem: SpaceX)

Todos ficaram ansiosos com o lançamento histórico de ontem: pela primeira vez, uma empresa privada, a SpaceX, lançou humanos ao espaço.

Hoje, 31 de maio, a capsula Crew Dragon chegou à ISS (Estação Espacial Internacional) após 19 horas de vôo.

Uma das coisas mais incríveis de que os foguetes da SpaceX são capazes é de pousar para serem reutilizados. Anteriormente, eram descartados no oceano.

Relembre o lançamento:

A nova corrida espacial

Conforme Musk diz a Ashlee Vance em seu livro “Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando o nosso futuro”, a SpaceX nasceu por causa de um sonho: Marte.

Sim, toda essa inovação da jovem empresa, fundada em 2002, possui como intuito final levar o ser humano para Marte, sonho de infância de Musk.

Esse pioneirismo, é claro, não passaria sem concorrência. A corrida espacial é, hoje, diferente da Guerra Fria. Ela ocorre principalmente entre empresas privadas.

Grandes bilionários, como Jeff Bezos, com a Blue Origin e Richard Branson, com a Virgin Galatic, também investem no setor e são os principais concorrentes de Musk, além, é claro, de grandes empresas consolidadas que ficaram para trás, como a Boeing.

O Falcon 9

O foguete que lançou a cápsula Crew Dragon é o Falcon 9, um foguete com dois estágios, feito para alcançar a órbita da Terra. Reutilizável, após o lançamento, o primeiro estágio retorna à Terra e pousa, geralmente em uma balsa.

Já é um foguete consolidado no mercado, constantemente lançando satélites para empresas e governos.

Isso permite que as viagens espaciais sejam extremamente barateadas, com a reutilização de foguetes. No total, de 83 lançamentos do Falcon 9, 31 foram com foguetes reutilizados.

Ele pode carregar até 22 toneladas para a órbita baixa da Terra, 8 toneladas para a órbita geoestacionária, e apenas 4 toneladas para Marte, já que esse último não é seu foco.

Outros foguetes da SpaceX

Para Marte, são dois candidatos principais: Falcon Heavy e Starship.

O Falcon Heavy é, grosso modo, a junção de 3 Falcon 9. Foi ele que lançou, recentemente, o Tesla Roadster para o espaço.

Equipado com 27 motores Merlin, ele pode levar nada menos do que 16,8 toneladas para Marte, e até 63,8 toneladas para a órbita baixa da Terra.

O Starship será o foguete mais poderoso do mundo. Com 120 metros de altura, será maior do que o Saturn V, foguete que levou o homem à Lua.

Ainda em fase de testes, não deve demorar a ser lançado. O bilionário Yusaku Maezawa comprou uma passagem para fazer um passeio na órbita da Lua em 2023 a bordo da nave.

Starlink

Outro projeto impressionante da empresa é o Starlink.

A constelação de satélites já obteve vários lançamentos, e cada um assusta as pessoas, com o brilho do satélite entrando em órbita.

Até o momento, foram lançados 422 satélites, mas a SpaceX já possui autorização para lançar 12 mil. Eles ainda pretendem conseguir autorização para lançar mais 30 mil.

Os pequenos satélites formarão uma constelação com o intuito de fornecer internet de banda larga para todo o planeta.

Compartilhar