Estudo declara o Malinois o cão mais inteligente do mundo

Mateus Marchetto
O pastor-belga-malinois é uma das raças de cachorros que a polícia brasileira mais utiliza.

Historicamente, os border collies são reconhecidos como os cães mais inteligentes em diversos aspectos. No entanto, de acordo com uma nova pesquisa, a raça fica em segundo lugar, perdendo a posição para o pastor-belga-malinois.

Avaliar inteligência e cognição é uma tarefa bastante difícil e, muitas vezes, subjetiva ao teste que é realizado. Na nova pesquisa, portanto, pesquisadores utilizaram o teste chamado de smartDOG, desenvolvido inclusive por um dos autores. O artigo foi publicado no periódico Scientific Reports.

O teste leva em consideração alguns parâmetros, como: habilidade de resolução de problemas, controle de impulso, habilidade para entender gestos humanos, habilidade para copiar comportamento humano e raciocínio lógico. Assim, algumas raças tiveram pontuações melhores em algumas características do que em outras. De 39 pontos possíveis, no entanto, o pastor-belga-malinois teve uma média de 35 pontos.

border collie g06d823637 1920
Imagem: Katrin B./Pixabay 

A pesquisa também avaliou o quão independente o animal pode ser ao resolver problemas. Em um teste, o cachorro deveria tentar conseguir comida de uma caixa lacrada, o que foi chamado de teste impossível. Isso foi feito com o objetivo de entender quanto tempo cada raça demoraria para procurar ajuda de seu tutor.

A pesquisa avaliou as habilidades de 1.002 cães de 13 raças diferentes. Labradores, por exemplo, se mostraram muito inteligentes na interação com humanos, mas não tão bons em resolução de problemas. Já o pastor-de-Shetland teve resultados constantes, mas com valores médios.

Resultados das outras raças de cães

A média dos resultados do teste smartDog gera uma média geral de pontuação na pesquisa. Como dito, o pastor-malinois fica em primeiro lugar nos cães mais inteligentes, com 35 pontos de 39. O border-collie vem em segundo lugar com 26 pontos.

Em terceiro lugar, com 25 pontos, a raça Hovawart, enquanto o cão-da-água-espanhol fica apenas um ponto atrás, com 24.

malinois and border collie g29fb5f383 1920
Imagem: Katrin B./Pixabay

Apesar da pontuação geral, os autores ressaltam que essa média pode não ser tão útil quanto os resultados individuais em cada teste. Isso porque cada uma da avaliações testa um conjunto de características específicas.

“Um perfil cognitivo de cada raça seria muito mais útil do que qualquer sistema de ranking. No momento, os dados do smartDOG contam com 5.000 cães, o que é um ótimo ponto de partida para perfis cognitivos raça-específicos,” afirma a autora Katriina Tiira ao The Telegraph.

Compartilhar