As florestas tropicais não são as únicas florestas ameaçadas

Daniela Marinho
Imagem: Canva

Existe uma grande preocupação legítima na América do Norte e Europa sobre a devastação da Amazônia e outras florestas tropicais. No entanto, poucos se atentam ao fato de que há outras florestas que também necessitam de proteção, mas infelizmente estão sendo negligenciadas. As florestas tropicais temperadas estão localizadas em várias áreas com clima oceânico pelo mundo.

A devastação da Amazônia constitui-se na degradação e destruição das florestas tropicais, causada principalmente pelo desmatamento, queimadas e outras formas de atividade humana, como a mineração, a agricultura e pecuária intensiva. A Amazônia é considerada a maior floresta tropical do mundo, e sua conservação é essencial para a estabilidade climática global, bem como para a sobrevivência de diversas espécies de animais e vegetais.

Como o previsto, as atividades humanas estão envolvidas na ameaça a essas florestas, juntamente com as mudanças climáticas. Mesmo com o problema, muita gente sequer sabe da existência das florestas tropicais nas Ilhas Britânicas.

Florestas tropicais ameaçadas

As florestas tropicais temperadas são florestas nas latitudes médias que são frias e úmidas devido à influência marinha e chuvas fortes. Uma de suas principais características é que possuem uma densa cobertura de dossel e um sub-bosque de musgos, líquenes e muito mais.

Nesse sentido, as florestas tropicais temperadas da Grã-Bretanha estão ameaçadas mesmo sendo pouco conhecidas. Inclusive possuem importância internacional.

Muitas áreas de floresta tropical foram perdidas nas Ilhas Britânicas. Antigamente, a grande parte da costa oeste da Escócia era coberta por florestas tropicais, mas atualmente não existe mais essa cobertura. No entanto, ainda existem remanescentes dessa floresta tropical em algumas áreas do oeste da Escócia, País de Gales e em partes do sudoeste da Inglaterra.

Diversidade

As florestas tropicais não são as únicas florestas ameaçadas
Imagem: Getty Images

Essas madeiras, principalmente compostas de carvalho com algumas árvores de aveleira, sorveira-brava, bétula, freixo, azevinho e, às vezes, pinheiro autóctone, são extremamente valiosas devido à diversidade de vida que abrigam. Elas são conhecidas por serem úmidas, com altos níveis de precipitação e umidade, e as árvores são frequentemente cobertas por samambaias, musgos, hepáticas e líquenes.

As florestas tropicais temperadas, como as do Pacífico Noroeste da América do Norte – que é a maior floresta tropical temperada remanescente do mundo – são tesouros preciosos que sobraram dos antigos carvalhais atlânticos que em tempos passados ​​cobriam grandes áreas das Ilhas Britânicas, bem como outras partes do norte da Europa Ocidental.

Essas áreas de floresta são notáveis ​​não apenas pela sua biodiversidade, mas também pela sua excelente capacidade de absorção de carbono. Além disso, as epífitas presentes nessas florestas tropicais temperadas possuem propriedades medicinais ainda não exploradas e guardam muitos segredos valiosos.

O que é preciso para reconstruir as florestas tropicais

Felizmente, há muitas pessoas trabalhando para conscientizar sobre essas florestas tropicais, para proteger fragmentos remanescentes e restaurá-las. Quanto à floresta tropical da Escócia, sua proteção será mais eficiente e provável na medida em que mais pessoas a conhecerem e aprenderem sobre ela, como assinala a Alliance for Scotland’s Rainforest

A Escócia possui a maior e melhor área de habitat intacta desse tipo. Existem 93.000 hectares de floresta seminal na zona de floresta tropical ocidental da Escócia, mas apenas cerca de um terço contém sua biodiversidade. Esses remanescentes enfrentam muitas ameaças, sobretudo de veados, ovelhas, invasão de rododendros não nativos ou plantações de coníferas, poluição do ar, etc. Contudo, cada vez mais, o trabalho está sendo feito para protegê-los.

Quando a pressão como sobrepastoreio ou remoção de populações de veados acontece, locais da floresta tropical podem se regenerar naturalmente. Para permitir que essas florestas tropicais preciosas se espalhem, em vez de encolher, é preciso evitar danos e tomar medidas urgentes para protegê-las. É hora, portanto, de se tomar medidas mais intensas e efetivas para proteger outras florestas tropicais; afinal de contas, as pessoas devem procurar proteger, expandir e restaurar esse tipo de ambiente globalmente raro e extremamente rico.

Compartilhar