Durante os anos 1.400 a 1.700, houve a chamada Era das Descobertas [ou Era da Exploração]. O período consiste, principalmente, no crescimento da exploração do exterior pela Europa. Além disso, as práticas realizadas nesse ciclo influenciaram a cultura europeia e ajudaram na introdução do colonialismo em todo o mundo, representando o início da globalização. Desse modo, as 5 ex-colônias de Portugal foram conquistadas nessa época, a partir do século XV.
Portugal foi, portanto, um dos primeiros países europeus a envolver-se na Era da Exploração, colonizando países distribuídos em cinco continentes. Embora para alguns o período tenha representado a descoberta de novas terras, para outros, a fase é lembrada como um momento sombrio em que suas terras foram invadidas por desconhecidos.
De todo modo, as descobertas abriram um caminho importante entre a Europa, a Ásia e a África (Velho Mundo), mas também entre as Américas e a Austrália (Novo Mundo) cujo comércio envolveu a troca de animais, alimentos e plantas. No entanto, a colonização também fez nascer a escravidão e o extermínio de algumas populações nativas, visto que houve, sobretudo, a disseminação de doenças transmissíveis.
O Império Colonial de Portugal
A história do Império Colonial de Portugal é marcada por traços que se contrapõe: se por um lado ela gerou alguns benefícios, como o acesso aos avanços médicos e a educação; por outro lado, a colonização tem um saldo negativo mais relevante, pois o seu legado representou mais a repressão dos direitos dos habitantes das regiões tomadas do que aspectos positivos.
Assim sendo, as 5 ex-colônias de Portugal herdaram contornos que são visíveis até os dias atuais, uma vez que foram moldadas pelas interconexões com o restante do mundo.
1. África
Portugal iniciou sua história colonial por Celta, na África. O porto foi tomado em 1415 para ser usado como base para novas conquistas. Mais tarde, o Império Colonial português estabeleceu assentamentos por toda a região.
Os principais objetivos na colonização da África – que durou por séculos – podem ser resumidos pela expectativa de buscar novos recursos, sobretudo o trabalho escravo, cujo legado permanece até hoje e pode ainda ser sentido. Portugal estabeleceu, dessa forma, numerosas colónias africanas, como Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial e partes da atual Gana.
2. América do Norte
A América do Norte começou a ser explorada ainda no século XV, quando Gaspar Corte-Real colonizou a Terra Nova e o Labrador. O interesse primordial de Portugal no Canadá era canalizado nas suas ricas possibilidades de pesca.
No entanto, Portugal não foi uma potência imperial na América do Norte por muito tempo, seu poderio durou “apenas” um século. As colônias norte-americanas foram abandonadas quando Portugal mudou o foco de exploração para a América do Sul, não medindo esforços para explorar a nova terra.
3. América do Sul
No século seguinte (XVI), Portugal começou a colonizar a América do Sul, com maior interesse no que seria, posteriormente, o Brasil. Os vastos recursos naturais e a possibilidade de desenvolvimento econômico deram ao Brasil uma atenção maior de Portugal, pois havia muito a ser explorado.
A exploração da América do Sul pelo Império Colonial de Portugal foi até 1822 quando o Brasil alcançou sua própria independência após travar uma guerra (Guerra da Independência). Contudo, Portugal manteve suas possessões coloniais no continente até o final do século XIX. Países como a Venezuela, Uruguai, Peru, Argentina, Equador e Paraguai são ex-colônias de Portugal, mas têm ate hoje fortes laços com o país, ainda que seja lembrado pela repressão aos povos indígenas e pelo tráfico de escravos.
4. Ásia
A colonização da Ásia por Portugal começou no século XVI quando foi estabelecido o Estado da Índia Portuguesa (Estado Português da Índia) – entidade política que Portugal manteve até sua dissolução em 1961.
As ambições imperiais com o estabelecimento de postos comerciais e assentamentos em áreas costeiras foram os principais motivos que levaram Portugal a explorar a região, estabelecendo colônias na Índia, Indonésia, Timor-Leste, Macau e Sri Lanka. O processo colonial teve um impacto fortemente negativo, especialmente por conta da exploração e repressão às populações indígenas.
5. Europa
Portugal estendeu a colonização também em território interno, visto que explorou alguns países da Europa, fundando colônias nos Açores, Madeira e Cabo Verde. O desejo em aumentar a influência política, bem como expandir as possibilidades comerciais motivara Portugal a explorar tais regiões. O legado da colonização foi duradouro, sobretudo na cultura portuguesa, influenciando em sua história até em tempos atuais.