As 10 flores mais raras do mundo

Dominic Albuquerque
Uma Orquídea Fantasma.

Dentre as flores mais raras do mundo, algumas infelizmente já foram extintas na natureza, existindo somente em certas áreas específicas, graças aos esforços de botânicos e conservacionistas. Outras são raras devido à maneira como foram criadas ao longo dos anos. As flores, de maneira geral, possuem uma característica etérea em torno de si, e uma grande beleza, sendo comumente citadas em peças artísticas, como poemas.

Coisas raras e belas frequentemente atraem grandes multidões, inclusive pessoas que viajam longas distâncias para verem o florescer de uma rara flor, ou para simplesmente ter a visão de uma flor com uma aparência única na natureza.

Em nossa lista também incluímos as flores que desabrocham somente uma vez a cada poucas décadas e aquelas que exigem certas condições para florescer, o que as torna únicas.

As flores mais raras do mundo

Rosa de Julieta

flower1

A Rosa de Julieta é uma das flores mais raras do mundo, e levou 15 anos para que um criador de rosas, David Austin, conseguisse cultivá-la. Uma surpresa: isso lhe custou US$ 4,3 milhões.

Um tipo de rosa de chá, a Rosa de Julieta tem pétalas cor de pêssego e damasco. Numa floração plena, elas se abrem para revelar flores menores.

Orquídea Fantasma

Nomeada devido ao formato das suas pétalas, a Orquídea Fantasma é uma das flores mais raras do mundo, pois requer alta temperatura e umidade para crescer, sendo quase impossível cultivá-la fora do seu habitat.

A planta não tem folhas, não depende de fotossíntese e não produz seu próprio alimento. Ela precisa estar ligada a outra planta para obter energia o suficiente. O caule e as flores são verdes, com pétalas esbranquiçadas.

Estão presentes em Cuba, Estados Unidos e Bahamas, florescendo apenas por três semanas entre abril e agosto.

Lírio de Fogo

flower3

O lírio de fogo não é tão raro, mas está correndo risco de extinção em alguns países. É uma flor distinta em forma de trombeta, com pétalas vermelhas e alaranjadas, nativas da Ásia e regiões tropicais da África.

É uma flor rara do Sri Lanka e raríssima na Índia. Considerada, também, como uma espécie invasiva na Austrália, Polinésia Francesa e Ilhas Cook. São tóxicas para humanos, e podem causar irritação de pele. Também são usadas de forma medicinal.

Cosmos de Chocolate

flower4

O cosmos de chocolate é uma das flores mais raras do mundo, e já se tornou extinta na natureza há muitos anos. Possui uma rica cor marrom-avermelhada, e exala uma fragrância de chocolate quando floresce, daí seu nome. Cresce até cerca de 40 a 70 cm de altura.

Nativa do México, não produz sementes e precisa ser cultivada com a ajuda de cultura de tecidos ou divisão de raízes. Tecnicamente, apenas clones da flor original sobrevivem hoje.

Rainha da Noite

flower5

A Rainha da Noite é uma flor de cacto que raramente desabrocha, e por isso é considerada como uma das flores mais raras do mundo. Além disso, ela só floresce à noite, murchando ao amanhecer.

São belas e largas, brancas e com formato de estrela. Crescem na natureza, em torno de matéria decomposta ao redor de árvores, medindo 30 cm de comprimento e 17 cm de largura. Emanam um odor agradável e estão presentes no Sri Lanka, Índia, Japão, China e vários países da América Latina.

Flor-cadáver

flower6

Uma das flores mais raras do mundo, pois só floresce a cada algumas décadas. Pode alcançar 3.6 m de altura, sendo também uma das maiores flores do mundo. Não possui raízes, folhas ou tronco. Além disso, parece ter apenas uma pétala, verde por fora e vermelho bordô por dentro, com a forma de um cone.

Quando floresce, emite um odor fétido, semelhante ao de carne podre, para atrair moscas e besouros carniceiros.

Trepadeira-jade

flower7

É uma das mais raras porque o desmatamento está colocando-a sob risco de extinção. A trepadeira-jade pode crescer até 3 m de altura, variando sua coloração entre azul e verde-claro. É nativa das florestas tropicais das Filipinas.

Flor do meio-nevoeiro

flower9

Apenas duas amostras dessa flor existem hoje. Foi extinta na China pouco tempo depois de ser levada para o Reino Unido. Tem formato de rosa e uma coloração brilhante, sendo uma flor do tipo Camélia.

Flor da árvore de Franklin

Foi extinta no início dos anos 1800. É uma flor branca de cinco pétalas com cachos de estames amarelos dourados no centro. A planta tem folhas verdes escuras, que ficam vermelhas no outono. As flores exalam um aroma doce de madressilva.

Orquídea de Rothschild

flower10

Muito difícil de ser encontrada, pois cresce somente em altas altitudes e leva 15 anos para florescer. É tão rara que vale milhares de dólares no mercado negro. É nativa da Malásia, e só cresce nas florestas tropicais do Monte Kinabalu.

O que a torna única na família das orquídeas é que duas pétalas finas crescem horizontalmente a partir do centro.

Aproveite e conheça as flores mais bonitas do mundo.

Compartilhar