Arqueólogos encontram um bastão de serpente de 4.400 anos

Milena Elísios
Imagem: Satu Koivisto/Antiquity

Um bastão de madeira da idade da pedra em forma de serpente foi descoberto por arqueólogos da Universidade de Turku.

Arqueólogos fizeram a descoberta no sítio pré-histórico Järvensuo 1, no sudoeste da Finlândia, que é um antigo ambiente de mangue nas margens do lago Rautajarvi. Järvensuo 1 foi encontrado por acidente nos anos 50 e tem sido objeto de escavações em andamento desde 2019.

Estudos anteriores revelaram vários artefatos de madeira perfeitamente preservados, incluindo uma pá de madeira com cabo em forma de cabeça de urso.

O bastão tem meio metro de comprimento e a forma de uma cobra. Acredita-se que poderia ter sido usada para fins ritualísticos por um xamã da Idade da Pedra.

Embora as serpentes sejam às vezes retratadas em pictogramas de arte rupestre contemporânea da Cultura Pit-Comb Ware (também conhecida como Cultura Cerâmica de Combate), onde são mantidas por figuras semelhantes às humanas, os arqueólogos observam que a descoberta é diferente de qualquer outro artefato de madeira do Neolítico Norte da Europa.

bastao de serpente
Imagem: Satu Koivisto/Antiquity

“Parece haver uma certa conexão entre cobras e pessoas”, disse o Dr. Antti Lahelma, da Universidade de Helsinque. “Isto traz à mente o xamanismo do norte do período histórico, onde as serpentes desempenharam um papel especial como animais de ajuda ao espírito do xamã.”

Vários artefatos de madeira, incluindo utensílios de madeira, restos estruturais e uma variedade de equipamentos de pesca, também foram descobertos durante as recentes escavações.

“Achados bem preservados de áreas úmidas ajudam nossa compreensão dos povos antigos e da paisagem onde eles realizavam atividades mundanas e sagradas”, disse o Dr. Satu Koivisto, principal investigador da pesquisa de Järvensuo 1 e principal autor deste estudo.

Järvensuo 1 está sob ameaça, segundo os pesquisadores. Os trabalhos de drenagem e as mudanças ambientais exacerbadas pelas mudanças climáticas estão colocando o local e sua arqueologia em risco.

As descobertas foram descritas em uma publicação na revista Antiquity.