Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Por que a cobra é o símbolo da Medicina?

O símbolo da medicina é o bastão de Esculápio. O emblema não deve ser confundido com outros símbolos do mesmo tipo, como o caduceu de Hermes ou a taça de Hygeia.

Por várias décadas, muitas organizações médicas, como a OMS, adotaram como seu emblema o que é chamado de “caduceu”. Mais precisamente, é o bastão de Esculápio, um bastão em torno do qual uma cobra é enrolada. Símbolo do deus da medicina Esculápio (ou Asclépio), tem o poder de curar todos os tipos de doenças, segundo a antiga tradição. 

Esculápio era possivelmente um médico renomado, tendo atuado na Grécia por volta de 1200 AEC. Devemos lembrar também que Esculápio aparece na Ilíada, de Homero, antes de se tornar o deus da medicina. Finalmente, Zeus mata Esculápio e este se torna uma constelação em forma de cobra.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O bastão de Esculápio simboliza o viajante e o médico que divulga a ciência médica pelo mundo. Por sua capacidade de mudar de pele, a cobra é o símbolo da vida e do vigor. O espelho localizado acima do bastão do símbolo da Ordem dos Médicos simboliza prudência e sabedoria.

O caduceu médico não deve ser confundido com o caduceu de Hermes, bastão coberto de folhas de louro e em torno do qual encontramos duas cobras. Na verdade, esse cajado que representa a união do céu e da terra tem origens sumérias muito mais antigas do que o cajado de Esculápio. A questão é que essa confusão surge no século XVI. De um símbolo de paz no campo militar, o bastão de Esculápio gradualmente se tornou o emblema da profissão médica.

Também é necessário evitar confundir o bastão de Esculápio com a taça de Hygeia, originária da mitologia grega. Este último é utilizado desde 1942 pelas profissões farmacêuticas e pode, por vezes, substituir a tradicional cruz verde. Além disso, a taça em questão é uma taça de vinho.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Milena Elísios
Publicado por

Graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e divulgadora científica por paixão. Aqui na SoCientífica abordo sobre temas variados, mas sempre guiados por boa pesquisa e o rigor científico.

Faça um comentário

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.