Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Arqueologia forense encontra evidência de assassinato de 33.000 anos atrás

Nova análise do crânio fossilizado de um homem do Paleolítico Superior sugere que ele morreu de morte violenta, segundo um estudo publicado em 3 de julho de 2019 na PLOS ONE por uma equipe internacional da Grécia, Romênia e Alemanha.

O crânio fossilizado de um adulto do paleolítico, conhecido como a calvária Cioclovina, foi originalmente descoberto em uma caverna no sul da Transilvânia e tem cerca de 33 mil anos. Desde a sua descoberta, este fóssil tem sido amplamente estudado. Aqui, os autores reavaliaram trauma no crânio – especificamente uma grande fratura no aspecto direito do crânio, que tem sido contestado no passado – a fim de avaliar se esta fratura específica ocorreu no momento da morte ou como um evento pós-morte.

Os autores conduziram simulações experimentais de trauma usando doze esferas ósseas sintéticas, testando cenários como quedas de várias alturas, bem como golpes simples ou duplos de rochas ou bastões. Junto com essas simulações, os autores inspecionaram o fóssil tanto visualmente quanto virtualmente usando a tecnologia de tomografia computadorizada.

Reprodução: PLOS ONE

Os autores encontraram duas lesões no momento da morte ou próximo a ela: uma fratura linear na base do crânio, seguida de uma fratura deprimida no lado direito da abóbada craniana. As simulações mostraram que essas fraturas se assemelham muito ao padrão de lesão resultante de golpes consecutivos com um objeto semelhante a um bastão; o posicionamento sugere que o golpe que resultou na fratura deprimida veio de um confronto face a face, possivelmente com o bastão na mão esquerda do perpetrador. A análise dos pesquisadores indica que as duas lesões não foram resultado de lesão acidental, dano pós-morte ou queda isolada.

Embora as fraturas pudessem ter sido fatais, apenas o crânio fossilizado foi encontrado, então é possível que as lesões corporais que levam à morte também possam ter sido provocadas.

Apesar disso, os autores afirmam que as evidências forenses descritas neste estudo apontam para uma morte violenta causada intencionalmente, sugerindo que o homicídio foi praticado por humanos primitivos durante o Paleolítico Superior.

Os autores acrescentam: “O Paleolítico Superior foi uma época de crescente complexidade cultural e sofisticação tecnológica. O nosso trabalho mostra que o comportamento interpessoal violento e o assassinato também fizeram parte do repertório comportamental destes primeiros europeus modernos.”

Este artigo, Murder in the Paleolithic? Evidence of violence behind human skull remains, foi originalmente republicado de Science Daily. A fonte original é da PLOS ONE: doi.org/10.1371/journal.pone.0216718.