Uma descoberta arqueológica surpreendente foi feita recentemente nas águas próximas a Veneza, no norte da Itália. Uma gema romana extremamente rara foi descoberta por pesquisadores durante uma escavação subaquática em Lio Piccolo, uma vila ao norte da cidade.
A gema, que parece ter sido gravada com uma figura mitológica e possui uma aparência listrada e colorida, é um achado raro, especialmente em um ambiente subaquático. Isso foi afirmado pelo professor Carlo Beltrame, que liderou a escavação juntamente com a Dra. Elisa Costa.
Encontrar tal gema em um ambiente de lagoa é incomum. Até agora, apenas mais duas gemas preciosas foram encontradas na região, especificamente em Torcello e Barena del Vigno.
Alberto Ballarin, conselheiro de cultura, reforçou que descobertas como essa estão ajudando os italianos a “descobrir suas raízes”,
Lio Piccolo não só era, mas continua sendo uma área próspera para a pesca. As escavações subaquáticas têm auxiliado os arqueólogos a entender a história da região.
Em uma estrutura local, que consiste em uma base de tijolos e paredes de carvalho datadas do primeiro ao segundo século d.C., foi encontrada uma espécie de tanque usado para a conservação de ostras.
Os arqueólogos concluíram que a estrutura era usada para armazenar ostras antes de serem consumidas, e que não era usada para a criação desses moluscos.