Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Animais de estimação salvam pessoas durante o confinamento, diz estudo

animais de estimação e humanos
Atenção constante dos animais de estimação ajuda quando estamos isolados. Imagem: Unsplash

Quando a pandemia se estabeleceu e os bloqueios ganharam o auge, um estranho sintoma varreu o mundo à medida em que as pessoas se isolaram. O contato humano é vital para uma vida saudável e feliz, mas, devido a pandemia, o isolamento tomou força. Porém, um novo estudo publicado no Journal of Behavioral Economics for Policy descobriu que os animais de estimação salvam as pessoas no confinamento.

Uma mistura de desalento, problemas pessoais e isolamento social é difícil de superar. Quando estamos estressados, muitos de nós ansiamos por segurança física na forma de companhia e abraços. Então, nesse cenário, quem melhor para se aconchegar no sofá do que os animais de estimação?

Liderado pela Dra. Janette Young, o novo estudo descreveu como os animais de estimação desempenham um papel crucial na proteção de seus donos das realidades do isolamento social que podem ameaçar a vida.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Estudo realizado

O estudo realizou entrevistas com 32 donos de animais de estimação e seus resultados mostraram que 90% deles identificaram os animais como fonte de relaxamento.

Ainda mais, a relação não é apenas passiva. Os bichinhos têm a capacidade inata de “saber” quando seu dono está precisando de algum tratamento médico. Seja real ou percebido, o feedback tranquilizou os proprietários que estavam se sentindo angustiados, tristes ou traumatizados.

animais de estimação
Imagem: Unsplash

A associação positiva não é exclusiva para cães e gatos, com os entrevistados também mencionando pássaros, ovelhas, cavalos e répteis como retribuição de carinho e conforto. Parece que os próprios animais têm prazer com a interação tátil com os humanos, disse Young em comunicado.

LEIA TAMBÉM: O isolamento social afeta seu dia a dia, mas também sua saúde mental

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Young acrescentou que os animais de estimação parecem ser particularmente importantes quando as pessoas estão socialmente isoladas ou excluídas, proporcionando companheirismo e um senso de autoestima. Ele ainda sugeriu relação dos efeitos positivos da interação com animais com formulações de políticas para aqueles que estão isolados em hospitais, hospícios e centros de cuidados para idosos.

Todos podem beneficiar-se enormemente com as conexões de animais de estimação.

Companheirismo dos animais de estimação

Os humanos têm uma necessidade inata de conexão com os outros mas, na ausência do toque humano, os animais de estimação ajudam a preencher o vazio. Eles precisam ser considerados como mitigadores dos estressores mentais e físicos que as pessoas estão enfrentando durante esse período.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Talvez seja possível observar em 2020 o aumento na demanda por criação e adoção de animais em abrigos. Alguns criadores veem o interesse crescente em comprar um novo animal de estimação.

As estimativas são que mais da metade da população mundial compartilha sua vida com animais.

gato
Imagem: Unsplash

Portanto, mesmo sem ter um animal de estimação, há sempre uma rica variedade de vida selvagem para atrair com a ajuda de um simples comedouro de pássaros locais e migratórios como alternativa.

Concluindo, além de nos auxiliar e diminuir a sensação de isolamento, este estudo descobriu que os cães de estimação tentariam resgatar seus donos se soubessem como.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.