Connect with us

Hi, what are you looking for?

Pets

Seu cachorro realmente vai tentar te ajudar se você estiver em perigo

Isso é o que mostra uma série de experiencias

Seu cachorro realmente vai tentar te ajudar você precisar
(Créditos da imagem: William Crusche)

Seu cachorro realmente vai tentar te ajudar, desde que eles saibam como fazer isso. Isso foi identificado após uma série de estudos, que mostrou se os cães realmente desejavam salvar seus donos, queriam somente fazer contato ou se estavam pensando em comer.

Como foi feito o estudo?

Os principais testes foram feitos com a participação de 60 cães de estimação, que precisavam resgatar seus donos dentro de uma caixa. A caixa tinha uma porta leve, que facilmente poderia ser aberta pelos cães. Além disso, os donos foram orientados a pedir ajuda de uma forma autêntica.

“Cerca de um terço dos cães resgatou o dono angustiado, o que não soa muito impressionante por si só, mas é realmente impressionante quando você olha mais de perto”, diz o psicólogo Joshua Van Bourg, da Universidade Estadual do Arizona.

Continua depois da publicidade

Conforme o psicólogo, o número de cães que desejava resgatar seus donos era bem maior do que aqueles que realmente conseguiram fazer isso. Em outras palavras, o estudo sugere que boa parte dos cães desejavam resgatar seus tutores.

Seu cachorro realmente vai tentar te ajudar
(Créditos: Arizona State os University)

Outro teste revelador

Seu cachorro realmente vai tentar te ajudar, ao menos foi o que mostrou outro teste. Neste caso, alimentos foram jogados dentro de uma caixa, sem que o dono estivesse presente. Desta forma, 19 dos 60 cães conseguiram recuperar o lanche, enquanto 20 “livraram os donos do perigo”.

Desses 19 cães, 16 deles conseguiram libertar seus donos do cativeiro no experimento anterior. Mas, não ficou só nisso, os pesquisadores colocaram outras medidas em prática, para descobrirem a motivação dos cachorros.

A partir disso, em outro estudo, os donos dos cães simplesmente leram revistas dentro da caixa. Os resultados indicaram que os cães ficaram bem mais estressados no primeiro experimento.

Continua depois da publicidade
Seu cachorro realmente vai tentar te ajudar se você precisar
(Créditos: Arizona State os University)

“Quando o dono ficou angustiado, latiram mais e choramingaram mais. Na verdade, havia oito cães que choramingavam, e o fizeram durante o teste de aflição. Apenas um outro cachorro choramingou, e isso foi por comida”, conta Van Bourg.

Seu cachorro realmente vai tentar te ajudar

No teste em que os donos leram dentro da caixa, 16 cães abriram a porta para que eles pudessem sair ou para se aproximarem do tutor. Conforme os pesquisadores, apenas estar perto dos donos é uma motivação para os cães, mas saber que eles estão em perigo aumenta essa urgência.

Os testes foram repetidos e os níveis de estresse dos cães foi o mesmo, menos no caso das revistas, onde pareciam assimilar a situação a cada novo teste. O fato de os cães abrirem a porta para resgatarem seus donos e para buscarem comida mostra que os animais veem as duas situações como recompensadoras.

Os pesquisadores acreditam que os animais que não conseguiram resgatar seus donos foram incapazes de fazer isso, não é que não se importavam com o tutor. Além disso, fica para o futuro o desejo de ampliarem as análises realizadas, para entender ainda mais sobre os cães.

Continua depois da publicidade

A pesquisa foi publicada no PLOS One.

Erik Behenck
Publicado por

Erik Behenck é jornalista, adora novas descobertas e apaixonado pela escrita.


Populares hoje

Física & Química

O urânio é um elemento químico famoso pela aplicação em usinas de energia nuclear e bombas atômicas. Esse elemento radioativo tem o número atômico...

Planeta & Ambiente

Os filmes de ficção científica sempre nos fazem imaginar acerca de como seria o mundo caso um alienígena usasse seus “poderes” contra os humanos....

Plantas & Animais

Resgatar um animal é uma tarefa bastante complicada. Agora, imagine ter que salvar uma manada de uma espécie de girafa em extinção, que estão...

Notícia

Há 20 mil anos, a Terra estava passando pela mais recente de suas eras glaciais. Devido a alterações na atmosfera do planeta, enormes coberturas...