Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

O isolamento social afeta seu dia a dia, mas também sua saúde mental

O isolamento social, mesmo sendo necessário diante da situação em que lutamos contra a COVID-19, ainda possui muitos efeitos negativos em nosso psicológico.

Ficar sem sair de casa, sem ver os amigos e se divertir infelizmente é algo que temos que fazer para preservar a vida humana. No entanto, quais são e até onde vão os efeitos do isolamento social em nosso dia a dia e na nossa saúde mental?

As consequências do isolamento social

Todos temos pelo menos um lugar que gostamos de visitar para sair de casa e mudar a rotina. Seja para ir visitar um parente, se divertir em um parque, ver um filme no cinema, ou comer pizza com os amigos.

Continua depois da publicidade

Essas ações podem parecer até mesmo sem importância em dias normais, quando podemos fazê-las assim que quisermos. Entretanto, no momento em que estamos agora, em pleno isolamento social, nós vemos o quanto essas coisas são importantes para nossa vida.

Não somente para nós, mas para as pessoas que estão à nossa volta e sofrem das mesmas dores. Para os mais diferentes grupos de pessoas, o isolamento social, mesmo nos protegendo, traz consequências bastantes negativas.

Crianças e adolescentes

Uma criança é um ser muito inocente, que ainda não tem a compreensão de tempo e espaço que pessoas mais velhas tem. Imagine o quão difícil é para um pai explicar a importância do isolamento social para uma criança que quer ir na casa de amiguinho.

Continua depois da publicidade

Ela simplesmente não vai entender. Com certeza irá ficar triste dentro de casa com saudade de sair para brincar. Os pais dessa criança, mesmo que eles também estejam sofrendo, terão de dar um jeito de manter a criança feliz dentro de casa. O que faz com que eles se sintam muito mais cansados e estressados.

Falando em pais, deve ser extenuante o esforço que eles estão fazendo para ajudar os filhos com a escola online. Vários memes estão surgindo na internet brincando com a dificuldade que é para adolescentes assistirem aulas online, e também para os professores se reinventaram para as dar.

Adolescentes que por si só já tem uma grande dificuldade de se socializar, sem a escola, terão suas habilidades sociais ainda mais prejudicadas.

Continua depois da publicidade

Adultos no isolamento social

Para adultos o isolamento social também não está sendo moleza. Como citamos, eles têm de ficar por conta das crianças, que não podem sair de casa e que tem de fazer seus estudos online.

Além disso, vários empregos foram perdidos durante esta etapa de prevenção à COVID-19. Ou seja, pais desempregados dentro de casa tendo que distrair os filhos, sem estes poderem sair de casa para brincar com os colegas ou ir a casa. Realmente é uma situação que é melhor nem se imaginar.

Idosos no isolamento social

Os idosos são os que mais sofrem durante a epidemia do Coronavírus, pois, além de serem o grupo de risco, são um grupo que necessita obrigatoriamente da assistência de outras pessoas.

Continua depois da publicidade

E, no momento, o contato com outras pessoas é a última coisa que eles podem ter. Pense em um idoso, sozinho em um apartamento, não podendo ter contato físico ou próximo de parentes. Ou mesmo aqueles que estão em asilos, os quais, provavelmente, já recebiam pouquíssimas visitas, comparado ao que deveriam ter.

Conclusão

Citamos aqui alguns grupos que sofrem diante da situação de isolamento social em que estamos, contudo, ainda existem outros que também estão em uma situação difícil, como presidiários, que tem seu contato com outras pessoas ainda mais reduzido.

Entretanto, reiteramos que esta situação é necessária, e também passageira. Portanto, mais cedo ou mais tarde estaremos de volta às nossas atividades normais.

Continua depois da publicidade

Com informações de Insider.


Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.