10 animais com histórico de devorar humanos

Daniela Marinho
Tigre se alimentando. Imagem: Canva

A Aristóteles, filósofo grego que viveu entre 384 a.C. e 322 a.C., é atribuída a frase “A arte imita a vida”. Nesse contexto, não é apenas no cinema que a relação entre animal e homem possui limites bem demarcados: basta recordar o clássico Tubarão, de Steven Spielberg (1975) e Anaconda, de Luis Llosa (1997); na vida real, há animais que devoram humanos por circunstância e que podem, inclusive, “apreciar” o sabor da carne humana.

Para entender melhor, é necessário estabelecer que apenas o animal que ataca e come pessoas com frequência é que deve ser considerado como um devorador de humanos. Animais que matam porque se sentiram ameaçados ou por terem sido atacados primeiro não são considerados uma ameaça nesse sentido.

Comportamento antropófago

Embora o ataque proveniente da intimidação seja natural, duas situações distintas podem condicionar o animal no desenvolvimento do gosto pela carne humana, como uma espécie de evolução no comportamento: quando ele esmiúça um cadáver e quando o animal ataca porque está com muita fome.

Assim sendo, há relatos de animais que desenvolveram o comportamento antropófago no qual a carne humana passou a fazer parte de sua alimentação; isto é, eles caçam ativamente e matam pessoas para se alimentar. Descubra e surpreenda-se com essa lista de 10 animais que devoram humanos.

10 animais que devoram humanos

1. Tigres

Conhecidos por atacarem durante o dia, os tigres são os felinos que mais mataram e devoraram humanos que se tem notícia.

Apenas uma tigresa foi a responsável por matar 436 pessoas em Bengala (Ásia) no início do século 20. Outro relato que se tem notícia ocorreu em Sundarbans (maior floresta tropical de manguezais do mundo, localizada na Ásia) entre 1969 e 1971 no qual tigres mataram 129 pessoas.

Vale salientar que na maioria dos ataques as vitimas estavam no território dos animais.

2. Leões

animais que devoram humanos
Imagem: Canva

Os leões têm menos medo dos humanos do que os tigres, essa é uma característica que corrobora com a velocidade do ataque: os leões matam mais rapidamente.

O caso de maior repercussão envolvendo leões devoradores de pessoas aconteceu em 1898 no que hoje é o Quênia: cerca de 130 funcionários ferroviários foram devorados por dois leões machos; ficaram conhecidos como leões de Tsavo.

Também em 2018, na África do Sul, 3 caçadores de rinocerontes foram mortos e devorados por leões na Reserva de Caça de Sibuya, segundo informação da mídia local.

3. Leopardos

Se por um lado os tigres tendem a devorar pessoas por conta de doenças, fome e velhice, a inclinação dos leopardos em comer carne humana apresentou-se após estes se alimentarem de cadáveres.

4. Ursos polares

Proteção da prole, doenças e fome são os principais gatilhos que podem tornar os ursos polares animais que devoram humanos.

Os ataques são raros, mas se houver aproximação e aspectos favoráveis, como os motivos citados, o cenário pode ser devastador.

5. Hiena manchada

A hiena manchada, por ser maior, mais agressiva e possuir maior capacidade de caça, é considerada ameaçadora, principalmente para humanos vulneráveis, como homens doentes/feridos, crianças e mulheres que não podem se defender.

6. Crocodilos

Embora a maioria dos tipos de crocodilo não seja devoradora de humanos de forma ativa, todos são perigosos.

Desse modo, os crocodilos de água salgada e do Nilo são os tipos que mais atacam e matam pessoas na África subsaariana.

7. Cobras

As cobras não são, naturalmente, devoradoras de humanos. Contudo, o perigo é real e baseado em acontecimentos.

Em 2017, na Indonésia, uma pessoa foi encontrada dentro de uma píton de 7 metros de comprimento. Já em 2018, também na Indonésia, uma mulher de 54 anos foi engolida inteira por uma cobra.

8. Piranhas

animais que devoram humanos2
Imagem: Canva

Em 2011 e 2012 foram registrados ataques de piranhas a humanos na bacia amazônica, incluindo uma criança brasileira de 5 anos que foi morta após entrar no rio. Ela teve parte do braço esquerdo, calcanhares e costas devorados.

9. Ursos pardos

Os ataques registrados dos ursos pardos na América do Norte aconteceram ocasionalmente em acampamentos e parques. Os registros de ataques e mortes datam de 2008 e 2015.

10. Tubarões

Os tubarões atacam, geralmente, apenas por curiosidade ou por confundirem pessoas e objetos com presas. Ademais, são as espécies mais agressivas e perigosas que representam mais ameaça, como o tubarão-tigre, o branco, galha-branca oceânico e o tubarão touro.

Constata-se que os ataques registrados ocorreram em situação de exposição, visto que as vítimas estavam em alto mar.

Compartilhar