Charles Darwin acertou na mosca com sua Teoria da Evolução, especialmente ao falar sobre seleção natural. Nela, não é necessariamente o mais forte que sobrevive, mas sim aquele que melhor se adapta ao seu ambiente.
Imagine viver em um lugar escuro, frio e sob alta pressão. Essas são as condições encontradas no fundo dos oceanos, um ambiente nada amigável. Entretanto, contra todas as expectativas, existe vida ali também.
Os habitantes dessas profundezas desenvolveram mecanismos de sobrevivência incríveis para aguentar tais condições adversas. Eles adaptaram seus corpos para suportar o frio intenso e a escuridão eterna. Possuem órgãos leves para resistir à alta pressão e ainda assim movimentarem-se com facilidade.
Mas há algo em comum entre todos esses seres vivos: eles são completamente estranhos aos nossos olhos.
Devido às características únicas do fundo do mar, uma variedade imensa de vida marinha surgiu – muitas delas nada familiares ou convencionais para nós. Por mais eficientes que estas criaturas sejam em suas adaptações, é impossível negar o quão bizarros parecem aos nossos olhos acostumados com a superfície.
Afinal de contas, até mesmo na parte mais inóspita do planeta podemos encontrar formas de vida surpreendentes – cada uma com seus próprios truques para sobreviver em ambientes desafiadores.
Animais bizarros: 15 espécies que vivem no fundo dos oceanos
Olhos nada simétricos e chifres selvagens são algumas das características dos animais bizarros encontrados no fundo dos oceanos. Conheça 15 espécies super diferentes.
1. Dragão-negro-do-Pacífico
A fêmea dessa espécie de peixe que mais se parece com uma enguia, possui um órgão leve preso ao queixo que atrai as presas. Os machos não possuem essa característica, são menores e até não têm a capacidade de se alimentar, vivendo apenas o suficiente para se reproduzir.
2. Caranguejo-aranha-japonês
Esse animal bizarro possui a maior extensão de perna de todos os artrópodes, medindo até 3,8 metros. Ele é muito adaptado às temperaturas frias encontradas nas profundezas do oceano, mas faz sua desova em águas rasas.
3. Tubarão-goblin
Com um focinho comprido, o tubarão-goblin detecta campos elétricos na escuridão do oceano profundo. Quando a presa se aproxima, o animal é capaz de estender suas mandíbulas para além do focinho.
4. Porco-marinho
Uma espécie de pepino-do-mar, esse animal bizarro tem inúmeras pernas com formato de tubo que saem por todo seu corpo, inclusive pela sua cabeça. São encontrados apenas em águas muito profundas.
5. Blob sculpin
O blob sculpin parece ter saído de um filme de terror. Esquisito e com uma aparência peculiar, o animal bizarro é encontrado geralmente a 2.800 metros de profundidade na costa do Pacífico da América do Norte, do Mar de Bering ao sul da Califórnia.
6. Tubarão-cobra
O animal recebe esse nome devido suas brânquias com aparência de babados; eles nadam de forma serpentina, como uma enguia, e têm bocas cheias de 300 dentes afiados que devoram principalmente lulas.
7. Peixe-pedra
Além de “participar” da lista dos animais bizarros, o peixe-pedra é o peixe mais venenoso do mundo: seu corpo possui, nada mais, nada menos, do que 13 espinhos que liberam veneno durante o ataque, capaz de matar uma pessoa em poucas horas. São encontrados, principalmente, na Austrália.
8. Isópode gigante
Com um tamanho perturbador, o isópode gigante é de fato um animal bizarro. Esse atributo é um dos melhores exemplos que ilustram bem o que os cientistas chamam de “gigantismo do fundo do mar”. Os especialistas acreditam que a alta pressão e a escassez de alimentos dão ao enorme isópode uma boa vantagem.
9. Verme probóscide
Também conhecidos como vermes de fita, o verme probóscide cresce até 2 metros de comprimento. Alguns desses animais bizarros podem se regenerar quando são feridos por predadores.
10. Robin-do-mar-blindado
Os robins-do-mar-blindados são a versão de alto mar de um peixe comum em águas mais rasas. Contudo, sua aparência nada comum e alienígena concede a ele o lugar na lista dos animais bizarros.
11. Lula-vampiro
Esse animal bizarro não é tecnicamente uma lula ou um polvo, mas está intimamente relacionado aos dois. Seu nome significa, literalmente, “lula vampira do inferno”.
12. Tubarão-charuto
Os tubarões-charutos foram vistos a mais de 3,66 km de profundidade, mas são normalmente capturados à noite por redes de arrasto raso, sugerindo, portanto, que esses animais podem subir até a superfície no período norturno.
13. Lula-de-chifre-de-carneiro
Esse animal exótico recebe o nome devido criar delicadas conchas em forma de chifre de carneiro. Raramente vista, essa lula foi capturada pela primeira vez em câmera em seu habitat natural em 2020.
14. Cusk sem rosto
Falta de olhos distinguíveis, narinas semelhantes a bocas e boa mais inferior dão a esse animal bizarro um aspecto de peixe sem rosto. Embora pareça uma enguia, essa criatura incomum é realmente um peixe, sendo relacionado ao peixe pérola serpentino.
15. Polvo Dumbo
O polvo dumbo é certamente o animal bizarro menos bizarro da lista, considerado por algumas pessoas até como “adorável”. O nome se refere a um gênero inteiro de polvos guarda-chuva.